Título: | A atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios |
Autor(es): | Silva, Diego de Lima |
Orientador(es): | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona |
Assunto: | Pedagogos - prática profissional Pedagogia - prática Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Educação - espaços não formais |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 25-Out-2021 |
Referência: | SILVA, Diego de Lima. A atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios. 2021. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a atuação do pedagogo em ambiente nãoescolar, neste caso em específico, em um Tribunal de Justiça. Por muitos anos e pelo senso
comum, acreditou-se que este profissional estava restrito ao ambiente escolar, porém a
verdade é que seu campo de atuação se tornou vasto de modo que sua presença é
requerida nas mais diversas instituições tanto públicas como privadas. Desta feita, este
trabalho tem por finalidade mostrar justamente como se dá a atuação deste profissional em
um campo não tão explorado. O local escolhido é o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e
Territórios. Assim, analisar-se-á suas atribuições, competências, perspectivas profissionais e
pessoais que estes profissionais desenvolvem frente a seu local de trabalho. A pesquisa
realizada adotou como abordagem qualitativa, do tipo exploratória por intermédio de
entrevistas, realizada através da internet devido à pandemia do Coronavírus, com
profissionais da pedagogia que já atuam em um ambiente não-escolar, neste caso, o
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, bem como utilizou-se como amparo os
instrumentos normativos e regulatórios que subsidiam a atuação desse profissional dentro
desta organização. O trabalho desenvolveu-se por pesquisas documentais tanto no âmbito
da própria instituição, como também fora dessa, que respaldam a atuação deste
profissional. Por fim, há, de fato, relatos sobre os profissionais que atuam neste órgão,
através de uma entrevista, para poder mostrar como este profissional pode estar presente
nas instituições governamentais ou não governamentais, a fim de exercer seu papel como
educador. Alguns autores foram bastantes relevantes que subsidiaram este trabalho: Giseli
Barreto Cruz (2011); José Carlos Libâneo (2001; 2004, 2010); J. C. Meister (1999); entre
outros contribuíram assiduamente para o levantamento bibliográfico utilizado nesta
monografia. Alguns resultados podem ser mensurados qualitativamente quanto à
preparação da formação referente às universidades para este ambiente não-escolar; à
busca por especializações posteriores deixadas pelas lacunas das instituições de ensino;
falta da interdisciplinaridade entre os mais variados cursos e ferramentas que amparam a
atuação do profissional de pedagogia nestes ambientes não-escolares; busca pelo seu
reconhecimento dentro da instituição. Espera-se como eficácia desta monografia o
esclarecimento de dúvidas e afins, mas mais relevante demonstrar como o pedagogo desde
seu curso de formação está apto a desenvolver e a se desenvolver acarretando sempre em
uma melhora pessoal e profissional. |
Abstract: | This work has as main objective to analyze the role of the pedagogue in a non-school
environment, in this specific case, in a Court of Justice. For many years and by common
sense, it was believed that this professional was restricted to the school environment,
however the truth is that he his field of work has become vast so that his presence is
required in the most diverse institutions, both public and private. Thereby, this work aims to
show exactly how this professional works in a not explored field. The chosen location is the
Federal District and Territories Court of Justice. Thus will be analyzed, their attributions,
competencies, professional perspectives as well as the personal ones that these
professionals develop in relation to their workplace. The research carried out adopted a
qualitative approach, of the exploratory type through interviews, carried out through the
internet due to the Coronavirus pandemic, with educational professionals who already work
in a non-school environment, in this case, the Federal District Court of Justice and
Territories, as well as the normative and regulatory instruments that support the performance
of this professional within this organization were used as support. The work was developed
by documentary research both within the institution, as well as outside it, which support this
professional. Finally, there are, in fact, reports on professionals who work in this institutions,
through an interview, in order to show how this professional can be present in governmental
or non-governmental institutions, in order to exercise their role as an educator. Some authors
were very relevant that supported this work: Giseli Barreto Cruz (2011); José Carlos Libâneo
(2001; 2004, 2010); J.C. Meister (1999); among others, they contributed assiduously to the
bibliographical survey used in this monograph. Some results can be qualitatively measured
regarding the preparation of training to schools for this non-school environment; the search
for further specializations left by the gaps in educational institutions; lack of interdisciplinary
between the most varied courses and tools that support the performance of the pedagogical
professional in non-school environments; search for its recognition within the institution. It is
expected as a success of this monograph the clarification of doubts and the like, but more
relevant to demonstrate how the pedagogue, from his training course, able to develop and
develop, always leading to a personal and professional improvement. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.