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dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorSilva, Diego de Lima-
dc.identifier.citationSILVA, Diego de Lima. A atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios. 2021. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar a atuação do pedagogo em ambiente nãoescolar, neste caso em específico, em um Tribunal de Justiça. Por muitos anos e pelo senso comum, acreditou-se que este profissional estava restrito ao ambiente escolar, porém a verdade é que seu campo de atuação se tornou vasto de modo que sua presença é requerida nas mais diversas instituições tanto públicas como privadas. Desta feita, este trabalho tem por finalidade mostrar justamente como se dá a atuação deste profissional em um campo não tão explorado. O local escolhido é o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Assim, analisar-se-á suas atribuições, competências, perspectivas profissionais e pessoais que estes profissionais desenvolvem frente a seu local de trabalho. A pesquisa realizada adotou como abordagem qualitativa, do tipo exploratória por intermédio de entrevistas, realizada através da internet devido à pandemia do Coronavírus, com profissionais da pedagogia que já atuam em um ambiente não-escolar, neste caso, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, bem como utilizou-se como amparo os instrumentos normativos e regulatórios que subsidiam a atuação desse profissional dentro desta organização. O trabalho desenvolveu-se por pesquisas documentais tanto no âmbito da própria instituição, como também fora dessa, que respaldam a atuação deste profissional. Por fim, há, de fato, relatos sobre os profissionais que atuam neste órgão, através de uma entrevista, para poder mostrar como este profissional pode estar presente nas instituições governamentais ou não governamentais, a fim de exercer seu papel como educador. Alguns autores foram bastantes relevantes que subsidiaram este trabalho: Giseli Barreto Cruz (2011); José Carlos Libâneo (2001; 2004, 2010); J. C. Meister (1999); entre outros contribuíram assiduamente para o levantamento bibliográfico utilizado nesta monografia. Alguns resultados podem ser mensurados qualitativamente quanto à preparação da formação referente às universidades para este ambiente não-escolar; à busca por especializações posteriores deixadas pelas lacunas das instituições de ensino; falta da interdisciplinaridade entre os mais variados cursos e ferramentas que amparam a atuação do profissional de pedagogia nestes ambientes não-escolares; busca pelo seu reconhecimento dentro da instituição. Espera-se como eficácia desta monografia o esclarecimento de dúvidas e afins, mas mais relevante demonstrar como o pedagogo desde seu curso de formação está apto a desenvolver e a se desenvolver acarretando sempre em uma melhora pessoal e profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)pt_BR
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaispt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territóriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T11:57:20Z-
dc.date.available2021-10-25T11:57:20Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29011-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work has as main objective to analyze the role of the pedagogue in a non-school environment, in this specific case, in a Court of Justice. For many years and by common sense, it was believed that this professional was restricted to the school environment, however the truth is that he his field of work has become vast so that his presence is required in the most diverse institutions, both public and private. Thereby, this work aims to show exactly how this professional works in a not explored field. The chosen location is the Federal District and Territories Court of Justice. Thus will be analyzed, their attributions, competencies, professional perspectives as well as the personal ones that these professionals develop in relation to their workplace. The research carried out adopted a qualitative approach, of the exploratory type through interviews, carried out through the internet due to the Coronavirus pandemic, with educational professionals who already work in a non-school environment, in this case, the Federal District Court of Justice and Territories, as well as the normative and regulatory instruments that support the performance of this professional within this organization were used as support. The work was developed by documentary research both within the institution, as well as outside it, which support this professional. Finally, there are, in fact, reports on professionals who work in this institutions, through an interview, in order to show how this professional can be present in governmental or non-governmental institutions, in order to exercise their role as an educator. Some authors were very relevant that supported this work: Giseli Barreto Cruz (2011); José Carlos Libâneo (2001; 2004, 2010); J.C. Meister (1999); among others, they contributed assiduously to the bibliographical survey used in this monograph. Some results can be qualitatively measured regarding the preparation of training to schools for this non-school environment; the search for further specializations left by the gaps in educational institutions; lack of interdisciplinary between the most varied courses and tools that support the performance of the pedagogical professional in non-school environments; search for its recognition within the institution. It is expected as a success of this monograph the clarification of doubts and the like, but more relevant to demonstrate how the pedagogue, from his training course, able to develop and develop, always leading to a personal and professional improvement.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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