Título: | Análise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbrido |
Autor(es): | Leandro, Juliane Marmo Esmeraldo Mourão |
Orientador(es): | Simone, Domenico |
Coorientador(es): | Shynkarenko, Olexiy |
Assunto: | Veículos espaciais - sistemas de propulsão Motores de foguetes Tubeira Propelente |
Data de apresentação: | 31-Ago-2020 |
Data de publicação: | 13-Abr-2021 |
Referência: | LEANDRO, Juliane Marmo Esmeraldo Mourão. Análise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbrido. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020 |
Resumo: | Os foguetes a propelente híbridos (FPH) combinam oxidante e combustível em estados
físicos distintos. Normalmente o sistema híbrido tem o combustível em estado sólido, armazenado na câmera de combustão. O oxidante líquido ou gasoso é alimentado através de um sistema similar aos foguetes a propelentes líquidos convencionais. O sistema propulsivo híbrido possui algumas vantagens quando comparadas com os outros sistemas propulsivos, líquido e sólido. Entre elas, este sistema oferece uma relativa simplicidade e baixo custo de fabricação comparada com o foguete líquido, o sistema híbrido possui a capacidade de pausa e reinicio do processo propulsivo e suave mudança no empuxo do foguete. Um importante compontente do motor híbrido é a tubeira, responsável por receber o produto da queima da câmera de combustão. Dentro da tubeira, devido a viscosidade do fluido, tem-se a presença da camada limite nas paredes da tubeira. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento da camada limite dentro da tubeira tridimensional de um motor híbrido, que também possui a influência da rugosidade e ondulação na parede da tubeira, formadas durante o processo de fabricação da peça. |
Abstract: | Hybrid propellant rockets (HR) combine oxidant and fuel in different physical states.
Usually the hybrid system has the solid state fuel stored in the combustion chamber. The
liquid or gaseous oxidant is fed through a feeding system similar to that of liquid rocket.
The hybrid propulsion system has some advantages when compared to other propulsive
systems, liquid and solid. Among them, this system offers relative simplicity and low
manufacturing cost compared to the liquid rocket, the hybrid system has the ability to
pause and restart the propulsive process and smooth change in the thrust of the rocket.
An important component of the hybrid engine is the nozzle , responsible for receiving the
hot gases coming from the combustion chamber. Within the nozzle, due to the viscosity
of the fluid, the boundary layer is present on the walls of the nozzle. The objective of this
work is to analyze the behavior of the boundary layer inside the three-dimensional nozzle
of a hybrid engine, which also has the influence of the roughness and undulation in the
nozzle wall, formed during the part manufacturing process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020 |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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