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dc.contributor.advisorSimone, Domenico-
dc.contributor.authorLeandro, Juliane Marmo Esmeraldo Mourão-
dc.identifier.citationLEANDRO, Juliane Marmo Esmeraldo Mourão. Análise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbrido. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020pt_BR
dc.description.abstractOs foguetes a propelente híbridos (FPH) combinam oxidante e combustível em estados físicos distintos. Normalmente o sistema híbrido tem o combustível em estado sólido, armazenado na câmera de combustão. O oxidante líquido ou gasoso é alimentado através de um sistema similar aos foguetes a propelentes líquidos convencionais. O sistema propulsivo híbrido possui algumas vantagens quando comparadas com os outros sistemas propulsivos, líquido e sólido. Entre elas, este sistema oferece uma relativa simplicidade e baixo custo de fabricação comparada com o foguete líquido, o sistema híbrido possui a capacidade de pausa e reinicio do processo propulsivo e suave mudança no empuxo do foguete. Um importante compontente do motor híbrido é a tubeira, responsável por receber o produto da queima da câmera de combustão. Dentro da tubeira, devido a viscosidade do fluido, tem-se a presença da camada limite nas paredes da tubeira. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento da camada limite dentro da tubeira tridimensional de um motor híbrido, que também possui a influência da rugosidade e ondulação na parede da tubeira, formadas durante o processo de fabricação da peça.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos espaciais - sistemas de propulsãopt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.subject.keywordTubeirapt_BR
dc.subject.keywordPropelentept_BR
dc.titleAnálise teórica e numérica tridimensional da camada limite da tubeira de um foguete de motor híbridopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T00:15:14Z-
dc.date.available2021-04-13T00:15:14Z-
dc.date.submitted2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27226-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoShynkarenko, Olexiy-
dc.description.abstract1Hybrid propellant rockets (HR) combine oxidant and fuel in different physical states. Usually the hybrid system has the solid state fuel stored in the combustion chamber. The liquid or gaseous oxidant is fed through a feeding system similar to that of liquid rocket. The hybrid propulsion system has some advantages when compared to other propulsive systems, liquid and solid. Among them, this system offers relative simplicity and low manufacturing cost compared to the liquid rocket, the hybrid system has the ability to pause and restart the propulsive process and smooth change in the thrust of the rocket. An important component of the hybrid engine is the nozzle , responsible for receiving the hot gases coming from the combustion chamber. Within the nozzle, due to the viscosity of the fluid, the boundary layer is present on the walls of the nozzle. The objective of this work is to analyze the behavior of the boundary layer inside the three-dimensional nozzle of a hybrid engine, which also has the influence of the roughness and undulation in the nozzle wall, formed during the part manufacturing process.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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