Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25018
Título: | Impactos da avaliação externa na avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano de uma escola de Xapuri-AC |
Autor(es): | Silva, Ericelia Aquino da |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Avaliação de aprendizagem Avaliação educacional Avaliação institucional - escola Escolas Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | SILVA, Ericelia Aquino da. Impactos da avaliação externa na avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano de uma escola de Xapuri-AC. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018. |
Resumo: | Este trabalho aborda a avaliação externa e o impacto na avaliação institucional em uma escola de Xapuri localizada no estado do Acre. Partimos do pressuposto de que as políticas de avaliação servem, dentre outros, para demarcar o que deve ser valorizado e ensinado nas escolas. Nesse sentido, consideramos primordial analisar como a avaliação externa está sendo realizada na referida escola, bem como seu impacto na avaliação interna, buscando compreender as vantagens consideradas pelas professoras e coordenadora, as quais são pessoas que lidam diretamente com as referidas avaliações. Apresentamos por principal objetivo: refletir sobre o papel e a utilização dos resultados da avaliação externa no contexto escolar para compreender como esta influência na avaliação das aprendizagens dos alunos. A pesquisa de natureza qualitativa envolveu questionário semiestruturado. A amostra foi composta por 05 professoras que lecionavam nas turmas de 1º ao 5º ano e 1 coordenadora de ensino. A análise de conteúdo se orientou na perspectiva de captar as percepções que os sujeitos atribuíram aos impactos das avaliações externas na avaliação institucional da aprendizagem. O trabalho revelou os impactos causados pela avaliação externa em larga escala, especialmente a tensão e a pressão produzidas nos contextos escolares para aumentar o desempenho das escolas no Ideb. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.