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Título: Teorias do currículo : visando a compreensão e mudança
Autor(es): Oliveira, Warley Rodrigues
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Currículo escolar
Educação
Pedagogia
Universidades e faculdades - currículos
Data de apresentação: 10-Abr-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Warley Rodrigues. Teorias do currículo: visando a compreensão e mudança. 2019. [41] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Para compreendermos melhor a significação do currículo no processo educacional é essencial conhecer os caminhos pelos quais percorreram os seus estudos. Este estudo consiste em elaborar uma aproximação ao conceito de currículo e as teorias sobre ele, dentre elas as suas questões principais e como as mesmas interferem em nossa prática. A importância dessa discussão é essencial na análise do currículo e por meio dela podemos compreender a educação perante uma perspectiva nova, tendo uma visão mais ampla para além dos objetivos de transmissão e reprodução de conteúdos, bem como compreender que o currículo é repleto de conceitos e significações, que compreende relações tanto de poder quanto de espaço, nos envolvendo naquilo que somos e em que nos tornamos. O objetivo do presente estudo é analisar os aspectos históricos do currículo, isto é, como o currículo em determinados períodos históricos foi concebido e como as influências das dimensões culturais e econômicas da sociedade o influenciaram. Este estudo baseou-se em elementos teórico-metodológicos provenientes da pesquisa bibliográfica. Para tanto, conclui-se que por meio da análise dos aspectos históricos das teorias curriculares, pode-se questionar de quais maneiras as relações de poder influenciam na constituição do currículo sendo escolar ou do ensino superior, e se o currículo em questão exclui ou inclui o sujeito que dele participa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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