Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WarleyRodriguesOliveira_tcc.pdf935,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorOliveira, Warley Rodrigues-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Warley Rodrigues. Teorias do currículo: visando a compreensão e mudança. 2019. [41] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPara compreendermos melhor a significação do currículo no processo educacional é essencial conhecer os caminhos pelos quais percorreram os seus estudos. Este estudo consiste em elaborar uma aproximação ao conceito de currículo e as teorias sobre ele, dentre elas as suas questões principais e como as mesmas interferem em nossa prática. A importância dessa discussão é essencial na análise do currículo e por meio dela podemos compreender a educação perante uma perspectiva nova, tendo uma visão mais ampla para além dos objetivos de transmissão e reprodução de conteúdos, bem como compreender que o currículo é repleto de conceitos e significações, que compreende relações tanto de poder quanto de espaço, nos envolvendo naquilo que somos e em que nos tornamos. O objetivo do presente estudo é analisar os aspectos históricos do currículo, isto é, como o currículo em determinados períodos históricos foi concebido e como as influências das dimensões culturais e econômicas da sociedade o influenciaram. Este estudo baseou-se em elementos teórico-metodológicos provenientes da pesquisa bibliográfica. Para tanto, conclui-se que por meio da análise dos aspectos históricos das teorias curriculares, pode-se questionar de quais maneiras as relações de poder influenciam na constituição do currículo sendo escolar ou do ensino superior, e se o currículo em questão exclui ou inclui o sujeito que dele participa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículospt_BR
dc.titleTeorias do currículo : visando a compreensão e mudançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:17:30Z-
dc.date.available2020-07-27T11:17:30Z-
dc.date.submitted2019-04-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24811-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.