Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24811
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_WarleyRodriguesOliveira_tcc.pdf | 935,12 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Teorias do currículo : visando a compreensão e mudança |
Autor(es): | Oliveira, Warley Rodrigues |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Currículo escolar Educação Pedagogia Universidades e faculdades - currículos |
Data de apresentação: | 10-Abr-2019 |
Data de publicação: | 27-Jul-2020 |
Referência: | OLIVEIRA, Warley Rodrigues. Teorias do currículo: visando a compreensão e mudança. 2019. [41] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Para compreendermos melhor a significação do currículo no processo educacional é essencial conhecer os caminhos pelos quais percorreram os seus estudos. Este estudo consiste em elaborar uma aproximação ao conceito de currículo e as teorias sobre ele, dentre elas as suas questões principais e como as mesmas interferem em nossa prática. A importância dessa discussão é essencial na análise do currículo e por meio dela podemos compreender a educação perante uma perspectiva nova, tendo uma visão mais ampla para além dos objetivos de transmissão e reprodução de conteúdos, bem como compreender que o currículo é repleto de conceitos e significações, que compreende relações tanto de poder quanto de espaço, nos envolvendo naquilo que somos e em que nos tornamos. O objetivo do presente estudo é analisar os aspectos históricos do currículo, isto é, como o currículo em determinados períodos históricos foi concebido e como as influências das dimensões culturais e econômicas da sociedade o influenciaram. Este estudo baseou-se em elementos teórico-metodológicos provenientes da pesquisa bibliográfica. Para tanto, conclui-se que por meio da análise dos aspectos históricos das teorias curriculares, pode-se questionar de quais maneiras as relações de poder influenciam na constituição do currículo sendo escolar ou do ensino superior, e se o currículo em questão exclui ou inclui o sujeito que dele participa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.