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Título: A criança no mundo letrado e a evolução da compreensão leitora
Autor(es): Mendonça, Marcela Carvalho
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de crianças
Letramento
Alfabetização
Leitura - educação
Compreensão na leitura
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MENDONÇA, Marcela Carvalho. A criança no mundo letrado e a evolução da compreensão leitora. 2011. viii, 84 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como discussão central a iniciação da criança nos processos de leitura e escrita, bem como a sua evolução como sujeito letrado. O estudo busca analisar o processo de construção da leitura e da escrita, bem como a metodologia de ensino e estratégias pedagógicas utilizadas na turma de jardim II de uma instituição particular de ensino de Brasília – DF. Para fundamentar a análise de dados, utilizei diferentes autores que conceituam alfabetização, letramento e discutem a importância da mediação do professor no aprendizado dos alunos. É necessário um trabalho significativo de alfabetização da criança para que ela possa, futuramente, atender às demandas de práticas letradas do cotidiano. É importante que o processo de alfabetização proporcione não somente a compreensão do sistema alfabético, mas a busca de sentido nos textos lidos. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa qualitativa, buscando resultados, por meio de observações e análise de arquivos escolares produzidos pelos alunos, acerca da sua presença no mundo letrado. Após o contato direto com o grupo observado e a análise dos documentos escolares os resultados evidenciaram que inúmeros fatores são essenciais para uma alfabetização significativa. Dentre eles, estão: as atividades em sala de aula que incentivam a leitura, a prática pedagógica referente à compreensão leitora e o fato da valorização da escrita espontânea no mundo letrado do aluno. Este trabalho contribui para os educadores no sentido de esclarecer a evolução infantil nos processos de escrita e leitura, bem como no sentido de demonstrar estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas nesta etapa escolar. Este estudo foi relevante para mim por ser um tema que já me interessava e pode contribuir bastante em minha formação acadêmica, exatamente pelo fato de querer trabalhar com a faixa etária aqui analisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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