Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Marcela Carvalho | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Marcela Carvalho. A criança no mundo letrado e a evolução da compreensão leitora. 2011. viii, 84 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como discussão central a iniciação da criança nos processos de leitura e escrita, bem como a sua evolução como sujeito letrado. O estudo busca analisar o processo de construção da leitura e da escrita, bem como a metodologia de ensino e estratégias pedagógicas utilizadas na turma de jardim II de uma instituição particular de ensino de Brasília – DF. Para fundamentar a análise de dados, utilizei diferentes autores que conceituam alfabetização, letramento e discutem a importância da mediação do professor no aprendizado dos alunos. É necessário um trabalho significativo de alfabetização da criança para que ela possa, futuramente, atender às demandas de práticas letradas do cotidiano. É importante que o processo de alfabetização proporcione não somente a compreensão do sistema alfabético, mas a busca de sentido nos textos lidos. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa qualitativa, buscando resultados, por meio de observações e análise de arquivos escolares produzidos pelos alunos, acerca da sua presença no mundo letrado. Após o contato direto com o grupo observado e a análise dos documentos escolares os resultados evidenciaram que inúmeros fatores são essenciais para uma alfabetização significativa. Dentre eles, estão: as atividades em sala de aula que incentivam a leitura, a prática pedagógica referente à compreensão leitora e o fato da valorização da escrita espontânea no mundo letrado do aluno. Este trabalho contribui para os educadores no sentido de esclarecer a evolução infantil nos processos de escrita e leitura, bem como no sentido de demonstrar estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas nesta etapa escolar. Este estudo foi relevante para mim por ser um tema que já me interessava e pode contribuir bastante em minha formação acadêmica, exatamente pelo fato de querer trabalhar com a faixa etária aqui analisada. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Leitura - educação | en |
dc.subject.keyword | Compreensão na leitura | - |
dc.title | A criança no mundo letrado e a evolução da compreensão leitora | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T11:19:14Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T11:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T11:19:14Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2299 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2299 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|