Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaBritoFelixAlves_tcc.pdf522,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação de gestores escolares : um estudo sobre os programas progestão e escola de gestores da educação básica
Outros títulos: The training of school principal : a study on the programs progestión and school of principals in basic education
Autor(es): Alves, Fernanda Brito Felix
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Escolas - organização e administração
Gestão escolar
Data de apresentação: Mar-2019
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: ALVES, Fernanda Brito Felix. A formação de gestores escolares: um estudo sobre os programas progestão e escola de gestores da educação básica. 2019. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a formação continuada de gestores escolares na perspectiva da gestão democrática presente em dois programas governamentais: Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares (Progestão) e Escola de Gestores da Educação Básica. A partir da análise dos conteúdos dos módulos e unidades de ensino dos respectivos programas, a intenção principal é buscar, mais especificamente, compreender como a gestão democrática do ensino público no contexto escolar tem sido explorada nos programas de formação para os gestores educacionais. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa (Minayo, 2002) e na análise documental (Gil, 2002) e (Cellard, 2012). A pesquisa aborda conceitos de gestão escolar e gestor escolar na visão dos autores (Nóvoa, 1991, 1995), (Lück, 2000, 2006, 2009), (Libâneo, 2001, 2003, 2005, 2015) e (Paro, 2001, 2008) para esclarecer a necessidade da formação do gestor escolar no âmbito dos programas governamentais de formação continuada para os mesmos. Diante das pesquisas realizadas até o momento é preciso considerar a ideia de um gestor ativo e que esteja em processo contínuo de formação, consciente de sua prática educativa transformadora. A pesquisa demonstrou que, por perspectivas distintas, os programas fornecem um importante suporte aos gestores na compreensão da gestão escolar e seus processos. Em comum, os dois programas abordam a relevância de se trabalhar princípios da gestão democrática no contexto escolar.
Abstract: This work aims to analyze the continuing education of school principals in the perspective of democratic management present in two government programs Distance Learning Program of School Principal - Progestão and School of Basic Education Principals. Based on the analysis of the contents of the modules and units of education of the respective programs, the main intention is to seek, more specifically, to understand how the democratic management of public education in the school context has been explored in the training programs for educational principals. Methodologically, the study is based on a qualitative approach (Minayo, 2002) and documentary analysis (Gil, 2002) and (Cellard, 2012). The research deals with the understanding of school management and the performance of the school principal in the view of different authors: (Nóvoa, 1991, 1995), (Lück, 2000, 2006, 2009), (Libâneo 2001, 2003, 2005, 2015) and (Paro, 2001, 2008) with the purpose of clarifying the need for the formation of the school principal for the practice of school administration in a democratic conception. In view of the research carried out so far, it is necessary to consider the idea of an active principal who is in an ongoing process of formation, aware of his transformative educational practice. The research demonstrated that, from different perspectives, the programs provide an important support for the principals in the understanding of the school management and its processes. In common, both programs address the relevance of working principles of democratic management in the school context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons