Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EvelynLuizaDiasFigueiredo_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Função social da educação nas prisões : implementação do SINASE na semiliberdade do Guará
Autor(es): Figuereido, Evelyn Luíza Dias
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)
Medidas socioeducativas
Prisioneiros - educação
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Fev-2019
Referência: FIGUEREIDO, Evelyn Luíza Dias. Função social da educação nas prisões: implementação do SINASE na semiliberdade do Guará. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa sobre a implementação da Política Pública do SINASE, no âmbito da medida de ressocialização da semiliberdade. Objetivou analisar como está sendo realizada a implementação da medida na Unidade de semiliberdade do Guará. Para isso, analisou-se como principal instrumento o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, criado pelo SINASE. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema de Direito à Educação, nos principais marcos legais educacionais e penais, afim de destacar a trajetória da educação das pessoas em situação de privação de liberdade. Além disso foi buscado nas teorias, principalmente de Foucault e Paulo Freire, a função social da educação nos estabelecimentos de privação de liberdade, e sua importância. Através dos dados coletados pela pesquisa de campo, juntamente com entrevistas, e por meio da revisão bibliográfica, foi constatado que as metas do Plano de Atendimento Socioeducativo, não estão sendo cumpridas em sua maioria por uma dificuldade na articulação entre a Secretaria de Educação do DF, e a Secretaria da Criança e do Adolescente, responsáveis pela execução da medida. Ainda foi perceptível que o maior foco da semiliberdade para a ressocialização, a escolarização, enfrenta graves dificuldades, pelo despreparo dos professores da rede regular de ensino. Para a concretização da medida de ressocialização com foco na escolarização, se faz necessário principalmente, que os professores responsáveis pela escolarização, tenham uma formação continuada para melhor compreensão desses sujeitos, e ainda uma um empenho nas políticas Intersetoriais entre Secretaria de Educação e Secretaria da Criança e do Adolescente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.