Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona | - |
dc.contributor.author | Figuereido, Evelyn Luíza Dias | - |
dc.identifier.citation | FIGUEREIDO, Evelyn Luíza Dias. Função social da educação nas prisões: implementação do SINASE na semiliberdade do Guará. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é resultado de uma pesquisa sobre a implementação da Política Pública do SINASE, no âmbito da medida de ressocialização da semiliberdade.
Objetivou analisar como está sendo realizada a implementação da medida na Unidade de semiliberdade do Guará. Para isso, analisou-se como principal instrumento o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, criado pelo SINASE.
Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema de Direito à Educação, nos principais marcos legais educacionais e penais, afim de destacar a trajetória da educação das pessoas em situação de privação de liberdade. Além disso foi buscado nas teorias, principalmente de Foucault e Paulo Freire, a função social da educação nos estabelecimentos de privação de liberdade, e sua importância.
Através dos dados coletados pela pesquisa de campo, juntamente com entrevistas, e por meio da revisão bibliográfica, foi constatado que as metas do Plano de Atendimento Socioeducativo, não estão sendo cumpridas em sua maioria por uma dificuldade na articulação entre a Secretaria de Educação do DF, e a Secretaria da Criança e do Adolescente, responsáveis pela execução da medida.
Ainda foi perceptível que o maior foco da semiliberdade para a ressocialização, a escolarização, enfrenta graves dificuldades, pelo despreparo dos professores da rede regular de ensino.
Para a concretização da medida de ressocialização com foco na escolarização, se faz necessário principalmente, que os professores responsáveis pela escolarização, tenham uma formação continuada para melhor compreensão desses sujeitos, e ainda uma um empenho nas políticas Intersetoriais entre Secretaria de Educação e Secretaria da Criança e do Adolescente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prisioneiros - educação | pt_BR |
dc.title | Função social da educação nas prisões : implementação do SINASE na semiliberdade do Guará | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T10:05:41Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T10:05:41Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21382 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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