Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20608
Título: | O auxiliar na educação infantil : mero assistencialista ou profissional necessário |
Autor(es): | Mosti, Samantha Lemos |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Educação de crianças Professores - formação |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 28-Ago-2018 |
Referência: | MOSTI, Samantha Lemos. O auxiliar na educação infantil: mero assistencialista ou profissional necessário. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O profissional auxiliar de sala é facilmente encontrado no contexto escolar, especialmente na Educação Infantil, porém carece de atenção quanto à sua formação e atuação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a função e atuação do auxiliar em sala de Educação Infantil. A pesquisa é de caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada em duas etapas, primeiro, o relatório da observação do cotidiano infantil e aplicação de questionário a duas professoras de Educação Infantil. O relatório trouxe exemplos do cotidiano no qual a presença do auxiliar foi necessária e positiva no desenvolvimento das atividades. Os relatos apresentados pelas professoras indicam o reconhecimento da importância deste profissional, porém também indicam visões assistencialistas de sua atuação. Evidencia-se que a identidade e a valorização profissional, principalmente do auxiliar, são base para o processo contínuo e intencional de aprendizagens na Educação Infantil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20608 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons