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dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorMosti, Samantha Lemos-
dc.identifier.citationMOSTI, Samantha Lemos. O auxiliar na educação infantil: mero assistencialista ou profissional necessário. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO profissional auxiliar de sala é facilmente encontrado no contexto escolar, especialmente na Educação Infantil, porém carece de atenção quanto à sua formação e atuação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a função e atuação do auxiliar em sala de Educação Infantil. A pesquisa é de caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada em duas etapas, primeiro, o relatório da observação do cotidiano infantil e aplicação de questionário a duas professoras de Educação Infantil. O relatório trouxe exemplos do cotidiano no qual a presença do auxiliar foi necessária e positiva no desenvolvimento das atividades. Os relatos apresentados pelas professoras indicam o reconhecimento da importância deste profissional, porém também indicam visões assistencialistas de sua atuação. Evidencia-se que a identidade e a valorização profissional, principalmente do auxiliar, são base para o processo contínuo e intencional de aprendizagens na Educação Infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleO auxiliar na educação infantil : mero assistencialista ou profissional necessáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T11:07:44Z-
dc.date.available2018-08-28T11:07:44Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20608-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20608-
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