Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Mosti, Samantha Lemos | - |
dc.identifier.citation | MOSTI, Samantha Lemos. O auxiliar na educação infantil: mero assistencialista ou profissional necessário. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O profissional auxiliar de sala é facilmente encontrado no contexto escolar, especialmente na Educação Infantil, porém carece de atenção quanto à sua formação e atuação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a função e atuação do auxiliar em sala de Educação Infantil. A pesquisa é de caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada em duas etapas, primeiro, o relatório da observação do cotidiano infantil e aplicação de questionário a duas professoras de Educação Infantil. O relatório trouxe exemplos do cotidiano no qual a presença do auxiliar foi necessária e positiva no desenvolvimento das atividades. Os relatos apresentados pelas professoras indicam o reconhecimento da importância deste profissional, porém também indicam visões assistencialistas de sua atuação. Evidencia-se que a identidade e a valorização profissional, principalmente do auxiliar, são base para o processo contínuo e intencional de aprendizagens na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | O auxiliar na educação infantil : mero assistencialista ou profissional necessário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T11:07:44Z | - |
dc.date.available | 2018-08-28T11:07:44Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20608 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20608 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|