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Título: Do ideal ao real : a que distância nossas escolas estão do previsto no Custo Aluno Qualidade inicial
Autor(es): Oliveira, Jheniffer Ferreira de
Orientador(es): Araújo, Raimundo Luiz Silva
Assunto: Escolas públicas
Educação - financiamento
Qualidade (Educação)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: OLIVEIRA, Jheniffer Ferreira de. Do ideal ao real: a que distância nossas escolas estão do previsto no Custo Aluno Qualidade inicial. 2017. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Tendo como base o princípio constitucional de garantia do direito a educação de qualidade para todos ofertada pelo Estado, o presente trabalho buscou apresentar uma análise comparativa entre duas escolas públicas e a proposta feita pela Campanha Nacional de Educação para o Custo Aluno-Qualidade inicial – CAQi, objetivando analisar a que distancia nossas escolas públicas de oferta da pré-escola estão do previsto no CAQi evidenciando as desigualdades territoriais existentes. Nesse sentido, o presente trabalho analisou duas escolas, uma situada no Gama – DF e outra no Novo Gama – GO, a fim de identificar a que distância tais escolas estão do padrão mínimo de qualidade proposto pelo CAQi evidenciado as desigualdades da qualidade do ensino ofertado em ambos os estados. Foram utilizados como categorias de análise os custos definidos por Carreira e Pinto (2007) no livro intitulado “Custo Aluno-Qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil”, principal referência teórica do trabalho que resume a Política do CAQi e apresenta seus valores. O trabalho em tela foi gerado do questionamento quanto à qualidade do ensino público ofertado no Brasil que, conforme dados do IBGE, quando comparados os resultados dos dados educacionais obtidos nas diversas regiões, estados e munícipios encontra-se uma variedade de Brasis. O CAQi, uma política de financiamento aprovada no Plano Nacional de Educação vigente, foi elaborado afim de reduzir tais desigualdades e garantir uma oferta mais igualitária no constante aos insumos necessários à uma educação de qualidade, contudo a política não fora implantada no período estabelecido no plano. Assim, os resultados obtidos reafirmam a necessidade de implementação da política e as diferenças territoriais existentes, visto que no desenrolar da pesquisa identificou-se que a escola pertencente ao Distrito Federal está consideravelmente acima, enquanto que a escola do Novo Gama está abaixo da proposta feita pela Campanha.
Abstract: Based on the constitutional principle of guaranteeing the right to quality education for all offered by the State, the present work sought to present a comparative analysis between two public schools and the proposal made by the National Campaign for Education for the Initial Student Cost - CAQi , aiming at analyzing how far our public schools offer the preschool are predicted in the CAQi showing the existing territorial inequalities. In this sense, the present study analyzed two schools, one located in the Gama - DF and another in the New Range - GO, in order to identify how far these schools are from the minimum standard of quality proposed by the CAQi evidenced the inequalities of the quality of the offered education in both states. The costs defined by Carreira and Pinto (2007) in the book entitled "Initial Pupil Cost-Quality: Toward Quality Public Education in Brazil" were used as the categories of analysis, the main theoretical reference of the work that summarizes the CAQi Policy and presents its values. The work on the screen was generated from the questioning regarding the quality of public education offered in Brazil that, according to data from the IBGE, when comparing the results of the educational data obtained in the different regions, states and municipalities is a variety of Brasis. The CAQi, a financing policy approved in the current National Education Plan, was designed to reduce such inequalities and guarantee a more equal supply in the constant to the necessary inputs to a quality education, but the policy was not implemented in the period established in the plan. Thus, the results obtained reaffirm the need to implement the policy and the existing territorial differences, since in the development of the research it was identified that the school belonging to the Federal District is considerably higher, while the Novo Gama school is below the proposal made by the Campaign.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19758
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