Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19164
Título: | Contribuição das histórias em quadrinhos para o ensino da leitura e produção de textos no ciclo de alfabetização : um estudo de caso |
Autor(es): | Aguiar, Lucas Matheus Silva Souza |
Orientador(es): | Freitas, Vera Lucas de |
Assunto: | Leitura e escrita Educação Histórias em quadrinhos |
Data de apresentação: | 5-Dez-2016 |
Data de publicação: | 26-Jan-2018 |
Referência: | AGUIAR, Lucas Matheus Silva Souza. Contribuição das histórias em quadrinhos para o ensino da leitura e produção de textos no ciclo de alfabetização: um estudo de caso. 2016. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | As histórias em quadrinhos estão há muito tempo em nossa sociedade. Elas sempre foram mal vistas pelos professores, mas essa concepção deverá ser repensada na sociedade atual. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a criança constrói coesão e coerência para dar sentido às Histórias em Quadrinhos e às tirinhas. Para chegar a essa compreensão, o professor necessita de um olhar pedagógico para esse gênero textual e utilizá-lo em sala de aula no ciclo de alfabetização para a o ensino de produção de textos escritos e incentivar o gosto pela leitura. Esta pesquisa foi realizada com 4 alunos de terceiro ano. Suas composições escritas e orais foram observadas no intuito de serem identificados mecanismos para a construção da coesão e coerência em uma sequência de HQ, por meio do alinhamento do tópico discursivo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons