Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19093
Título: | Relato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças : experiência pedagógica em uma escola de línguas |
Autor(es): | Rocha, Ana Luiza Gonçalves de Rezende |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Alfabetização Língua inglesa Práticas pedagógicas Educação de crianças Educação bilíngue |
Data de apresentação: | 25-Abr-2016 |
Data de publicação: | 18-Jan-2018 |
Referência: | ROCHA, Ana Luiza Gonçalves de Rezende. Relato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças: experiência pedagógica em uma escola de línguas. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é apresentar um relato de experiência com reflexões sobre as práticas pedagógicas na alfabetização de crianças na língua inglesa e seu desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que o ensino de línguas para crianças no Brasil tem sido considerado mais importante a cada dia e sido iniciado cada vez mais cedo. O objetivo deste estudo foi observar como coordenadora pedagógica de um curso de inglês especializado no público infantil, como ocorrem as práticas pedagógicas dentro da metodologia da escola, o impacto por elas gerado e demonstrar como diferentes abordagens podem colaborar de maneira eficaz no processo de alfabetização em uma segunda língua. A presente pesquisa tem como principais referenciais teóricos Vygotsky (1984 e 1993), Soares (2001 e 2005), Ferreiro e Teberosky (1985 e 1995) e Cameron (2001), embasados na teoria construtivista de Piaget; Hyltenstam e Abrahamsson (2003) elucidaram o período crítico durante o processo de alfabetização. As reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas na escola, tanto pela coordenação como pelos professores contribuíram para que a associação da teoria à prática fosse bem-sucedida e culminasse no meu enriquecimento acadêmico e profissional. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons