Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaLuizaRocha_tcc.pdf325,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorRocha, Ana Luiza Gonçalves de Rezende-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Luiza Gonçalves de Rezende. Relato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças: experiência pedagógica em uma escola de línguas. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é apresentar um relato de experiência com reflexões sobre as práticas pedagógicas na alfabetização de crianças na língua inglesa e seu desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que o ensino de línguas para crianças no Brasil tem sido considerado mais importante a cada dia e sido iniciado cada vez mais cedo. O objetivo deste estudo foi observar como coordenadora pedagógica de um curso de inglês especializado no público infantil, como ocorrem as práticas pedagógicas dentro da metodologia da escola, o impacto por elas gerado e demonstrar como diferentes abordagens podem colaborar de maneira eficaz no processo de alfabetização em uma segunda língua. A presente pesquisa tem como principais referenciais teóricos Vygotsky (1984 e 1993), Soares (2001 e 2005), Ferreiro e Teberosky (1985 e 1995) e Cameron (2001), embasados na teoria construtivista de Piaget; Hyltenstam e Abrahamsson (2003) elucidaram o período crítico durante o processo de alfabetização. As reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas na escola, tanto pela coordenação como pelos professores contribuíram para que a associação da teoria à prática fosse bem-sucedida e culminasse no meu enriquecimento acadêmico e profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação bilínguept_BR
dc.titleRelato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças : experiência pedagógica em uma escola de línguaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T19:06:26Z-
dc.date.available2018-01-18T19:06:26Z-
dc.date.submitted2016-04-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19093-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons