Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19029
Título: | Estudo de caso sobre uma criança com TDAH : tecendo olhares sobre o percurso escolar |
Autor(es): | Alves, Bruna Moura |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Subjetividade Inclusão escolar Escolarização Educação inclusiva Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 19-Set-2017 |
Data de publicação: | 16-Jan-2018 |
Referência: | ALVES, Bruna Moura. Estudo de caso sobre uma criança com TDAH: tecendo olhares sobre o percurso escolar. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade compreender como ocorre a interação de um aluno com TDAH no âmbito escolar, mais precisamente, em uma escola pública do DF; quais as dificuldades que o mesmo enfrenta e quais as motivações propostas pelo docente para que o mesmo permaneça em sala de aula e participe das atividades propostas e qual a participação da família no processo de ensino aprendizagem desse aluno. Diante dos aspectos observados surgem os seguintes questionamentos: Como lidar com esses alunos dentro da sala de aula, promovendo a inclusão de forma efetiva, para que o processo de aprendizagem seja alcançado por todos? Quais as dificuldades encontradas por crianças com TDAH no processo de aprendizagem e na interação em sala de aula? Qual a importância da família no processo de inclusão e ensino aprendizagem do aluno com TDAH? O professor pode contribuir para uma aprendizagem significativa em crianças diagnosticadas com TDAH? Quais as estratégias pedagógicas para trabalhar com os conteúdos para alunos que foram diagnosticados? Para responder a estes questionamentos foram adotados os seguintes objetivos específicos: compreender as características do TDAH; identificar a percepção dos professores sobre os aspectos facilitadores e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do aluno com diagnóstico de TDAH; verificar como ocorre o processo de inclusão do aluno no ambiente escolar e identificar a participação da família no processo de inclusão e ensino aprendizagem do discente. Optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, sendo que o método adotado foi o Estudo de Caso. Conclui-se a importância de um ambiente educativo onde o aluno TDAH possa desenvolver suas habilidades e competências tendo em vista a aprendizagem significativa. |
Abstract: | The present study aims to understand how the interaction of a student with ADHD occurs in the school context, more precisely, in a public school in the Federal District; what difficulties it faces and what motivations the teacher proposes to remain in the classroom and participate in the proposed activities and what the participation of the family in the teaching process of that student. Faced with the observed aspects, the following questions arise: How to deal with these students within the classroom, promoting inclusion in an effective way, so that the learning process is reached by all? What are the difficulties encountered by children with ADHD in the learning process and classroom interaction? What is the importance of the family in the process of inclusion and teaching student learning with TDHA? Can the teacher contribute to meaningful learning in diagnosing children with ADHD? What pedagogical strategies to work with content for students who have been diagnosed? In order to answer these questions, the following specific objectives were adopted: to understand the characteristics of the ADHD; to identify the teachers' perception about the facilitating aspects and the difficulties in the teaching and learning process of the student diagnosed with ADHD; to verify how the process of inclusion of the student in the school environment occurs and to identify the participation of the family in the process of inclusion and teaching learning of the student. He opted for a qualitative approach, and the method adopted was the Case Study. It concludes the importance of an educational environment where the TDHA student can develop their skills and competences with a view to meaningful learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons