Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaMouraAlves.pdf790,98 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorAlves, Bruna Moura-
dc.identifier.citationALVES, Bruna Moura. Estudo de caso sobre uma criança com TDAH: tecendo olhares sobre o percurso escolar. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade compreender como ocorre a interação de um aluno com TDAH no âmbito escolar, mais precisamente, em uma escola pública do DF; quais as dificuldades que o mesmo enfrenta e quais as motivações propostas pelo docente para que o mesmo permaneça em sala de aula e participe das atividades propostas e qual a participação da família no processo de ensino aprendizagem desse aluno. Diante dos aspectos observados surgem os seguintes questionamentos: Como lidar com esses alunos dentro da sala de aula, promovendo a inclusão de forma efetiva, para que o processo de aprendizagem seja alcançado por todos? Quais as dificuldades encontradas por crianças com TDAH no processo de aprendizagem e na interação em sala de aula? Qual a importância da família no processo de inclusão e ensino aprendizagem do aluno com TDAH? O professor pode contribuir para uma aprendizagem significativa em crianças diagnosticadas com TDAH? Quais as estratégias pedagógicas para trabalhar com os conteúdos para alunos que foram diagnosticados? Para responder a estes questionamentos foram adotados os seguintes objetivos específicos: compreender as características do TDAH; identificar a percepção dos professores sobre os aspectos facilitadores e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem do aluno com diagnóstico de TDAH; verificar como ocorre o processo de inclusão do aluno no ambiente escolar e identificar a participação da família no processo de inclusão e ensino aprendizagem do discente. Optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, sendo que o método adotado foi o Estudo de Caso. Conclui-se a importância de um ambiente educativo onde o aluno TDAH possa desenvolver suas habilidades e competências tendo em vista a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre uma criança com TDAH : tecendo olhares sobre o percurso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-16T11:46:30Z-
dc.date.available2018-01-16T11:46:30Z-
dc.date.submitted2017-09-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19029-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to understand how the interaction of a student with ADHD occurs in the school context, more precisely, in a public school in the Federal District; what difficulties it faces and what motivations the teacher proposes to remain in the classroom and participate in the proposed activities and what the participation of the family in the teaching process of that student. Faced with the observed aspects, the following questions arise: How to deal with these students within the classroom, promoting inclusion in an effective way, so that the learning process is reached by all? What are the difficulties encountered by children with ADHD in the learning process and classroom interaction? What is the importance of the family in the process of inclusion and teaching student learning with TDHA? Can the teacher contribute to meaningful learning in diagnosing children with ADHD? What pedagogical strategies to work with content for students who have been diagnosed? In order to answer these questions, the following specific objectives were adopted: to understand the characteristics of the ADHD; to identify the teachers' perception about the facilitating aspects and the difficulties in the teaching and learning process of the student diagnosed with ADHD; to verify how the process of inclusion of the student in the school environment occurs and to identify the participation of the family in the process of inclusion and teaching learning of the student. He opted for a qualitative approach, and the method adopted was the Case Study. It concludes the importance of an educational environment where the TDHA student can develop their skills and competences with a view to meaningful learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons