Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielBorgesdeMorais.pdf284,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A taxatividade ou não das causas de exclusão da responsabilidade previstas no Código de Defesa do Consumidor
Autor(es): Morais, Daniel Borges de
Orientador(es): Oliveira, Vallisney de Souza
Assunto: Responsabilidade (Direito)
Defesa do consumidor
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 26-Ago-2011
Referência: MORAIS, Daniel Borges de. A taxatividade ou não das causas de exclusão da responsabilidade previstas no Código de Defesa do Consumidor. 2011. 59 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Em um contexto em que praticamente todos os seres humanos são consumidores, é inegável a importância do estudo do Direito das Relações de Consumo. Nesta seara, a pauta de discussões acerca da responsabilidade civil no âmbito consumerista é extensa e variada. Dentre os temas mais ventilados estão exatamente os casos em que o agente a quem se imputa a responsabilidade de recompor/indenizar a lesão oriunda do dano não poderá ser responsabilizado, em virtude da ocorrência de causas excludentes dessa responsabilidade. Nesse contexto, este trabalho estuda o rol das causas de exclusão da responsabilidade previstas no Código de Defesa do Consumidor e defende que o mesmo não é taxativo, sendo possível a aplicação de outras eximentes compatíveis com o CDC, como, por exemplos, temos o caso fortuito e a força maior e o risco de desenvolvimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1891
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons