Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JuliannaAugustaBonfimAraujo.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Corpo ativo : vivências da corporeidade circense
Autor(es): Araujo, Julianna Augusta Bonfim
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Corporeidade (Teatro)
Educação - espaços não formais
Circo na escola
Crianças - desenvolvimento
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: ARAUJO, Julianna Augusta Bonfim. Corpo ativo: vivências da corporeidade circense. 2017. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho investigou como promover o desenvolvimento da corporeidade de educandos em sua plenitude. A pesquisa se constituiu em uma análise acerca das práticas escolarizadas do corpo e como a educação cognitivista negligencia esses corpos dispostos em cadeiras enfileiradas por horas, diariamente. Foi realizada uma reflexão sobre perspectivas de uma educação desescolarizada que se baseia na percepção do educando como um sujeito criador, e para isso foram realizados diálogos com a teoria histórico-cultural e autores que pensam sobre a corporeidade. O trabalho traz o Circo, em especial as Acrobacias, como uma atividade corporal criadora que oferece possibilidades de desenvolvimento de diversas potências da corporeidade do sujeito, sujeito esse percebido na unidade corpo-afeto-intelecto. E por fim, expõe a investigação realizada na Casa de Ismael, em uma pesquisa participativa onde promovi atividades circenses com crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência, que é um dos espaços organizados para crianças e adolescentes da Assistência Social.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons