Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a rotina de uma professora em uma sala do segundo período da pré-escola, com crianças de cinco e seis anos, como meio utilizado para inserir o aluno nas práticas sociais. Foram analisados, nas perspectivas pedagógicas, disciplinares e sociais, três momentos específicos da rotina: a roda inicial, a hora do lanche e as atividades livres. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de autores como Barbosa (2006), Foucault (2003) e Kramer (1999). Durkheim (2017), Vigotski (1998), Janet (1929) e Piaget (1975) mostram que nela estão contidos aspectos sociais e pedagógicos, e uma perspectiva disciplinar, sendo capaz de inserir os alunos em práticas sociais por meio de regras, modelos impositivos e na convivência com o outro, conforme apresenta Dias (2010) e Bernstein (1996). De acordo com os resultados, o momento da roda inicial apresentou os compartilhamentos vivenciados pelas crianças, juntamente com a retomada dos combinados e a organização da rotina. Na hora do lanche, a falta do pedagógico tornou o ambiente disciplinador, pois desconsiderava as aprendizagens que poderiam ser vivenciadas. Na brincadeira livre foi possível perceber como o outro faz parte da constituição pessoal do sujeito. Com este trabalho, a conclusão alcançada foi que a escola é um dos meios que promove aprendizagens sociais e que constantemente são apresentados aos alunos modelos aceitáveis de boa convivência, delimitando momentos e ações na prática escolar. |