Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Santos, Letícia Rosa dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Letícia Rosa dos.A rotina na pré-escola: o encontro da criança pequena com as práticas sociais. 2017. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a rotina de uma professora em uma sala do segundo período da pré-escola, com crianças de cinco e seis anos, como meio utilizado para inserir o aluno nas práticas sociais. Foram analisados, nas perspectivas pedagógicas, disciplinares e sociais, três momentos específicos da rotina: a roda inicial, a hora do lanche e as atividades livres. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de autores como Barbosa (2006), Foucault (2003) e Kramer (1999). Durkheim (2017), Vigotski (1998), Janet (1929) e Piaget (1975) mostram que nela estão contidos aspectos sociais e pedagógicos, e uma perspectiva disciplinar, sendo capaz de inserir os alunos em práticas sociais por meio de regras, modelos impositivos e na convivência com o outro, conforme apresenta Dias (2010) e Bernstein (1996). De acordo com os resultados, o momento da roda inicial apresentou os compartilhamentos vivenciados pelas crianças, juntamente com a retomada dos combinados e a organização da rotina. Na hora do lanche, a falta do pedagógico tornou o ambiente disciplinador, pois desconsiderava as aprendizagens que poderiam ser vivenciadas. Na brincadeira livre foi possível perceber como o outro faz parte da constituição pessoal do sujeito. Com este trabalho, a conclusão alcançada foi que a escola é um dos meios que promove aprendizagens sociais e que constantemente são apresentados aos alunos modelos aceitáveis de boa convivência, delimitando momentos e ações na prática escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social em crianças | pt_BR |
dc.title | A rotina na pré-escola : o encontro da criança pequena com as práticas sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T10:05:39Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T10:05:39Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18612 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|