Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeticiaRosadosSantos.pdf782,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorSantos, Letícia Rosa dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia Rosa dos.A rotina na pré-escola: o encontro da criança pequena com as práticas sociais. 2017. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a rotina de uma professora em uma sala do segundo período da pré-escola, com crianças de cinco e seis anos, como meio utilizado para inserir o aluno nas práticas sociais. Foram analisados, nas perspectivas pedagógicas, disciplinares e sociais, três momentos específicos da rotina: a roda inicial, a hora do lanche e as atividades livres. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de autores como Barbosa (2006), Foucault (2003) e Kramer (1999). Durkheim (2017), Vigotski (1998), Janet (1929) e Piaget (1975) mostram que nela estão contidos aspectos sociais e pedagógicos, e uma perspectiva disciplinar, sendo capaz de inserir os alunos em práticas sociais por meio de regras, modelos impositivos e na convivência com o outro, conforme apresenta Dias (2010) e Bernstein (1996). De acordo com os resultados, o momento da roda inicial apresentou os compartilhamentos vivenciados pelas crianças, juntamente com a retomada dos combinados e a organização da rotina. Na hora do lanche, a falta do pedagógico tornou o ambiente disciplinador, pois desconsiderava as aprendizagens que poderiam ser vivenciadas. Na brincadeira livre foi possível perceber como o outro faz parte da constituição pessoal do sujeito. Com este trabalho, a conclusão alcançada foi que a escola é um dos meios que promove aprendizagens sociais e que constantemente são apresentados aos alunos modelos aceitáveis de boa convivência, delimitando momentos e ações na prática escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPré-escolapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordInteração social em criançaspt_BR
dc.titleA rotina na pré-escola : o encontro da criança pequena com as práticas sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T10:05:39Z-
dc.date.available2017-12-12T10:05:39Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18612-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons