Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica
desenvolvida por uma professora e sua turma, buscando identificar as contribuições
das atividades lúdicas para aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino
fundamental. E os objetivos específicos são: Identificar o que a professora compreende
por atividades lúdica, ensino e aprendizagem. Descrever a prática pedagógica
desenvolvida pela professora. Analisar a relação entre professoras-aluno e entre
alunos-colegas. Para fundamentar a análise dos dados, compusemos o referencial
teórico a análise de dados trabalhou no referencial teórico os autores: Soares (2003),
Ferreiro (1996), Martins (2010), Vygotsky (1991, 1989), Freire (2002), Morais e
Albuquerque (2004), Teberosky (1995), Queiroz (2006) e Prodanov (2013). A
metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa e os instrumentos de coleta de
dados foram: entrevista semiestruturada, observações em sala de aula, análise
documental do Projeto político pedagógico. Com a realização do objetivo geral ficou
claro que o professor tem que observar mais o conhecimento do aluno as habilidades e
atitudes que trazem para sala de aula, e com essa observação pode se perceber que a
aprendizagem com compreensão pode desenvolver na criança competência, onde o
aprender fica mais fácil. Em cada turma observada a prática pedagógica era diferente,
mas em ambas o uso de recursos lúdicos colaborava muito no processo de
aprendizado.Quanto aos objetivos específicos, observando a prática pedagógica de
cada professora e sua relação com a turma a pesquisa de campo deixou claro que por
meio dos recursos lúdicos é possível construir uma nova forma de ensino na qual o
aluno vai em busca de novos conhecimentos juntamente com o auxílio do professor,
isto é, ele se torna responsável pela sua própria aprendizagem, desta forma é possível
alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos
construtivistas para auxiliar em sua formação.Diante das observações na sala de aula
pude concluir que as práticas pedagógicas devem ser variadas, intercalando o lúdico e
o conhecimento cognitivo e social propiciando a integração professor/aluno para
alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos
construtivistas para auxiliar em sua formação. |