Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Rosa, Tatiane Gonçalves Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Tatiane Gonçalves Rodrigues. Atividades lúdicas e suas contribuições no processo de alfabetização do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica
desenvolvida por uma professora e sua turma, buscando identificar as contribuições
das atividades lúdicas para aprendizagem dos alunos do primeiro ano do ensino
fundamental. E os objetivos específicos são: Identificar o que a professora compreende
por atividades lúdica, ensino e aprendizagem. Descrever a prática pedagógica
desenvolvida pela professora. Analisar a relação entre professoras-aluno e entre
alunos-colegas. Para fundamentar a análise dos dados, compusemos o referencial
teórico a análise de dados trabalhou no referencial teórico os autores: Soares (2003),
Ferreiro (1996), Martins (2010), Vygotsky (1991, 1989), Freire (2002), Morais e
Albuquerque (2004), Teberosky (1995), Queiroz (2006) e Prodanov (2013). A
metodologia de pesquisa escolhida foi a qualitativa e os instrumentos de coleta de
dados foram: entrevista semiestruturada, observações em sala de aula, análise
documental do Projeto político pedagógico. Com a realização do objetivo geral ficou
claro que o professor tem que observar mais o conhecimento do aluno as habilidades e
atitudes que trazem para sala de aula, e com essa observação pode se perceber que a
aprendizagem com compreensão pode desenvolver na criança competência, onde o
aprender fica mais fácil. Em cada turma observada a prática pedagógica era diferente,
mas em ambas o uso de recursos lúdicos colaborava muito no processo de
aprendizado.Quanto aos objetivos específicos, observando a prática pedagógica de
cada professora e sua relação com a turma a pesquisa de campo deixou claro que por
meio dos recursos lúdicos é possível construir uma nova forma de ensino na qual o
aluno vai em busca de novos conhecimentos juntamente com o auxílio do professor,
isto é, ele se torna responsável pela sua própria aprendizagem, desta forma é possível
alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos
construtivistas para auxiliar em sua formação.Diante das observações na sala de aula
pude concluir que as práticas pedagógicas devem ser variadas, intercalando o lúdico e
o conhecimento cognitivo e social propiciando a integração professor/aluno para
alcançar os objetivos da alfabetização e letramento, utilizando os procedimentos
construtivistas para auxiliar em sua formação. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Atividades lúdicas e suas contribuições no processo de alfabetização do ensino fundamental em uma escola pública de Goiás | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T12:02:00Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T12:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-29T12:02:00Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/13455 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Atividades lúdicas | en |
dc.subject | Alfabetização | en |
dc.subject | Ensino fundamental | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|