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Título: Jogos cooperativos na formação de valores humanos : uma proposta para estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Jesus, Anny Leite de
Orientador(es): Pato, Cláudia Marcia Lyra
Assunto: Educação moral
Jogos cooperativos
Educação de crianças
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 25-Abr-2016
Referência: JESUS, Anny Leite de. Jogos cooperativos na formação de valores humanos: uma proposta para estudantes do ensino fundamental. 2015. 40f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo elaborar uma proposta para alunos do Ensino Fundamental e visa à utilização de jogos cooperativos na formação de valores humanos. Essa pesquisa foi inspirada em observações feitas em uma escola pública do Distrito Federal, onde se encontravam crianças em vulnerabilidade social e carências diversas. Os jogos cooperativos foram importantes ferramentas pedagógicas e auxiliaram na inserção de regras de forma branda; desconstruindo, construindo e consolidando valores morais presentes em nossa sociedade. Baseando-se em teorias como a de Kohlberg e Piaget que descrevem o desenvolvimento moral das crianças e Schwartz que aborda o desengajamento moral do ser humano, dialogando com autores que têm por pesquisa o brincar, como: Almeida, Brando, Huizinga, Kamii e Vygotsky. Encontra-se aqui um espaço para possibilitar a educação de valores por meio de jogos cooperativos.
Abstract: This research was meant to elaborate a program for Elementary School students, with the objective of using cooperative games in the development of human values. This research was inspired from the observations made in a public school in the Distrito Federal, where there are children in social vulnerability and multiple needs. The cooperative games are an important pedagogical tool, and assist in the inclusion in a soft way; deconstructing, constructing and strengthening moral values from our society. Based in theories from authors such as Kohlberg and Piaget describing the moral development of the children, and Schwartz, which addresses the moral disengagement of the human being, dialoguing with authors who have researches focused on “the play”, such as Almeida, Brando, Huizinga, Kamii and Vygotsky. Here is found a space to enable the education of values by the means of cooperative games.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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