Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pato, Cláudia Marcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Jesus, Anny Leite de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Anny Leite de. Jogos cooperativos na formação de valores humanos: uma proposta para estudantes do ensino fundamental. 2015. 40f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo elaborar uma proposta para alunos do Ensino Fundamental e
visa à utilização de jogos cooperativos na formação de valores humanos. Essa pesquisa foi
inspirada em observações feitas em uma escola pública do Distrito Federal, onde se
encontravam crianças em vulnerabilidade social e carências diversas. Os jogos cooperativos
foram importantes ferramentas pedagógicas e auxiliaram na inserção de regras de forma
branda; desconstruindo, construindo e consolidando valores morais presentes em nossa
sociedade. Baseando-se em teorias como a de Kohlberg e Piaget que descrevem o
desenvolvimento moral das crianças e Schwartz que aborda o desengajamento moral do ser
humano, dialogando com autores que têm por pesquisa o brincar, como: Almeida, Brando,
Huizinga, Kamii e Vygotsky. Encontra-se aqui um espaço para possibilitar a educação de
valores por meio de jogos cooperativos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação moral | en |
dc.subject.keyword | Jogos cooperativos | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.title | Jogos cooperativos na formação de valores humanos : uma proposta para estudantes do ensino fundamental | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-04-25T12:12:12Z | - |
dc.date.available | 2016-04-25T12:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-25T12:12:12Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12922 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This research was meant to elaborate a program for Elementary School students, with the
objective of using cooperative games in the development of human values. This research was
inspired from the observations made in a public school in the Distrito Federal, where there are
children in social vulnerability and multiple needs. The cooperative games are an important
pedagogical tool, and assist in the inclusion in a soft way; deconstructing, constructing and
strengthening moral values from our society. Based in theories from authors such as
Kohlberg and Piaget describing the moral development of the children, and Schwartz, which
addresses the moral disengagement of the human being, dialoguing with authors who have
researches focused on “the play”, such as Almeida, Brando, Huizinga, Kamii and Vygotsky.
Here is found a space to enable the education of values by the means of cooperative games. | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|