Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnnyLeitedeJesus.pdf206,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPato, Cláudia Marcia Lyra-
dc.contributor.authorJesus, Anny Leite de-
dc.identifier.citationJESUS, Anny Leite de. Jogos cooperativos na formação de valores humanos: uma proposta para estudantes do ensino fundamental. 2015. 40f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo elaborar uma proposta para alunos do Ensino Fundamental e visa à utilização de jogos cooperativos na formação de valores humanos. Essa pesquisa foi inspirada em observações feitas em uma escola pública do Distrito Federal, onde se encontravam crianças em vulnerabilidade social e carências diversas. Os jogos cooperativos foram importantes ferramentas pedagógicas e auxiliaram na inserção de regras de forma branda; desconstruindo, construindo e consolidando valores morais presentes em nossa sociedade. Baseando-se em teorias como a de Kohlberg e Piaget que descrevem o desenvolvimento moral das crianças e Schwartz que aborda o desengajamento moral do ser humano, dialogando com autores que têm por pesquisa o brincar, como: Almeida, Brando, Huizinga, Kamii e Vygotsky. Encontra-se aqui um espaço para possibilitar a educação de valores por meio de jogos cooperativos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação moralen
dc.subject.keywordJogos cooperativosen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleJogos cooperativos na formação de valores humanos : uma proposta para estudantes do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-04-25T12:12:12Z-
dc.date.available2016-04-25T12:12:12Z-
dc.date.issued2016-04-25T12:12:12Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12922-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This research was meant to elaborate a program for Elementary School students, with the objective of using cooperative games in the development of human values. This research was inspired from the observations made in a public school in the Distrito Federal, where there are children in social vulnerability and multiple needs. The cooperative games are an important pedagogical tool, and assist in the inclusion in a soft way; deconstructing, constructing and strengthening moral values from our society. Based in theories from authors such as Kohlberg and Piaget describing the moral development of the children, and Schwartz, which addresses the moral disengagement of the human being, dialoguing with authors who have researches focused on “the play”, such as Almeida, Brando, Huizinga, Kamii and Vygotsky. Here is found a space to enable the education of values by the means of cooperative games.-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons