Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_SamyaTrinieSilvaCosta_tcc.pdf523,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Guilhotina regulatória como instrumento do marco regulatório
Autor(es): Costa, Sâmya Trinie da Silva dos Santos
Orientador(es): Pimenta, Roberto de Castro
Assunto: Guilhotina Regulatória
Liberdade econômica
Atos normativos
Agências reguladoras de atividades privadas
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 24-Ago-2023
Referência: COSTA, Sâmya Trinie da Silva dos Santos. Guilhotina regulatória como instrumento do marco regulatório. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo realizar um estudo exploratório a respeito da experiência brasileira e estrangeira sobre a prática da Guilhotina Regulatória, instrumento de reforma regulatória utilizado para revisão e revogação de normativos obsoletos (ineficazes ou contraproducentes, os quais, muitas vezes, dificultam o exercício das atividades econômicas). A metodologia adotada é a revisão de literatura, atos normativos e publicações institucionais de órgãos nacionais e internacionais, com ênfase na experiência das agências reguladoras brasileiras, com a finalidade de analisar como o procedimento da Guilhotina Regulatória tem sido implementado, a quantidade de normas revogadas, e como esse mecanismo é capaz de contribuir para a redução dos estoques regulatórios – e, consequentemente, como um instrumento capaz de contribuir, de forma eficaz, para uma reforma regulatória. Os resultados coletados apontam vantagens no uso da Guilhotina Regulatória, como a redução de normas do estoque regulatório e menor burocratização no processo de revisão das normas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.