Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermePamplonaLuna_tcc.pdf682,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : o Projeto Educação com Movimento
Autor(es): Luna, Guilherme Pamplona Beltrão
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Projeto político-pedagógico
Ensino fundamental
Educação física
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 5-Mai-2017
Referência: LUNA, Guilherme Pamplona Beltrão. Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: o Projeto Educação com Movimento. 2015. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo analisa como a educação física está inserida no projeto político-pedagógico de uma escola de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal, participante do Projeto Educação com Movimento. Foi desenvolvido um estudo na abordagem qualitativa em escola da região administrativa de Ceilândia-DF, no mês de novembro de 2015. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental do projeto político- pedagógico e questionários para o professor de educação física, professor de ensino fundamental I e o coordenador pedagógico da escola. Foi possível analisar as relações entre a escola e a sociedade, expressas nas concepções e processos de organização do trabalho pedagógico, conduzidos para a articulação desses profissionais e envolvimento da comunidade escolar. O estudo permitiu também, constatar possibilidades pedagógicas da atuação do professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva da formação integral dos estudantes e da reorganização do trabalho pedagógico, na articulação interdisciplinar da organização curricular da escola. Entretanto, ficou evidente que o engajamento e articulação desses profissionais é fator essencial para o desenvolvimento da proposta do Projeto Educação com Movimento, que prevê o trabalho interdisciplinar do professor de educação física, exigindo o trabalho coletivo, que só pode ser materializado com a organização da coordenação pedagógica e elaboração coletiva, democrática, participativa e sistemática do projeto político-pedagógico da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons