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dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorLuna, Guilherme Pamplona Beltrão-
dc.identifier.citationLUNA, Guilherme Pamplona Beltrão. Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: o Projeto Educação com Movimento. 2015. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa como a educação física está inserida no projeto político-pedagógico de uma escola de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal, participante do Projeto Educação com Movimento. Foi desenvolvido um estudo na abordagem qualitativa em escola da região administrativa de Ceilândia-DF, no mês de novembro de 2015. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental do projeto político- pedagógico e questionários para o professor de educação física, professor de ensino fundamental I e o coordenador pedagógico da escola. Foi possível analisar as relações entre a escola e a sociedade, expressas nas concepções e processos de organização do trabalho pedagógico, conduzidos para a articulação desses profissionais e envolvimento da comunidade escolar. O estudo permitiu também, constatar possibilidades pedagógicas da atuação do professor de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva da formação integral dos estudantes e da reorganização do trabalho pedagógico, na articulação interdisciplinar da organização curricular da escola. Entretanto, ficou evidente que o engajamento e articulação desses profissionais é fator essencial para o desenvolvimento da proposta do Projeto Educação com Movimento, que prevê o trabalho interdisciplinar do professor de educação física, exigindo o trabalho coletivo, que só pode ser materializado com a organização da coordenação pedagógica e elaboração coletiva, democrática, participativa e sistemática do projeto político-pedagógico da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.titleEducação Física nos anos iniciais do ensino fundamental : o Projeto Educação com Movimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T14:46:09Z-
dc.date.available2017-05-05T14:46:09Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16785-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Evanilson Araújo-
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