Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LorraniDiasdosSantos.pdf571,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte como mediação pedagógica na formação da consciência étnico-racial
Autor(es): Santos, Lorrani Dias dos
Orientador(es): Villas Bôas, Rafael Litvin
Assunto: Arte
Racismo
Negros - identidade racial
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: SANTOS, Lorrani Dias dos. Arte como mediação pedagógica na formação da consciência étnico-racial. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Esta pesquisa busca elucidar alguns aspectos do contexto do aluno afrodescendente, evidenciando o processo da resistência negra no Brasil, a necessidade que se dê por uma abordagem de ensino que frise a Arte como mediação nas relações étnico-raciais. Esta pesquisa faz colocações relevantes sobre aimportância da aplicação da Lei 10.639/2003 e a dinâmica do racismo na escola. A prática metodológica do ensino de Arte permite ao educando a acessibilidade do reconhecimento e a construção do seu próprio processo educacional e pode facilitar a reflexão da representação do negrono contexto educacional e nos meios sociais em que vive. A presente monografia fixou em métodos de pesquisas bibliográficas, com base em estudos recentes, considerando a história da resistência negra, analise do currículo de Arte e a Arte como elemento mediador fundamental no processo de formação do indivíduo e na construção de identidade do sujeito político.
Abstract: This research seeks to elucidate some aspects of the context of student afro-descendant, showing the process of black resistance in Brazil, the need for a teaching approach that crimp the Art as mediation in ethnic-racial relations. This research is relevant placements on the importance of the implementation of Law 10,639 /2003 and the dynamics of racism in school. The methodological practice of the teaching of Art allows the learner to accessibility of recognition and the construction of its own educational process and can facilitate the reflection of the representation of black people in educational context and in social media in which he lives. The present monograph fixes in methods of bibliographic search, on the basis of recent studies, considering the history of black resistance, review the curriculum of Art and Art as mediator element essential to the process of formation of the individual and in the construction of identity of the political subject.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons