Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LorraniDiasdosSantos.pdf571,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.authorSantos, Lorrani Dias dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Lorrani Dias dos. Arte como mediação pedagógica na formação da consciência étnico-racial. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa busca elucidar alguns aspectos do contexto do aluno afrodescendente, evidenciando o processo da resistência negra no Brasil, a necessidade que se dê por uma abordagem de ensino que frise a Arte como mediação nas relações étnico-raciais. Esta pesquisa faz colocações relevantes sobre aimportância da aplicação da Lei 10.639/2003 e a dinâmica do racismo na escola. A prática metodológica do ensino de Arte permite ao educando a acessibilidade do reconhecimento e a construção do seu próprio processo educacional e pode facilitar a reflexão da representação do negrono contexto educacional e nos meios sociais em que vive. A presente monografia fixou em métodos de pesquisas bibliográficas, com base em estudos recentes, considerando a história da resistência negra, analise do currículo de Arte e a Arte como elemento mediador fundamental no processo de formação do indivíduo e na construção de identidade do sujeito político.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArteen
dc.subject.keywordRacismoen
dc.subject.keywordNegros - identidade racialen
dc.titleArte como mediação pedagógica na formação da consciência étnico-racialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-19T11:36:15Z-
dc.date.available2015-03-19T11:36:15Z-
dc.date.issued2015-03-19T11:36:15Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9976-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This research seeks to elucidate some aspects of the context of student afro-descendant, showing the process of black resistance in Brazil, the need for a teaching approach that crimp the Art as mediation in ethnic-racial relations. This research is relevant placements on the importance of the implementation of Law 10,639 /2003 and the dynamics of racism in school. The methodological practice of the teaching of Art allows the learner to accessibility of recognition and the construction of its own educational process and can facilitate the reflection of the representation of black people in educational context and in social media in which he lives. The present monograph fixes in methods of bibliographic search, on the basis of recent studies, considering the history of black resistance, review the curriculum of Art and Art as mediator element essential to the process of formation of the individual and in the construction of identity of the political subject.-
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons