Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IsaiasSantosDeSantana.pdf98,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conto ¨Dina¨ de Luís Bernardo Honwana : análise sob a ótica de valores das sociedades africanas
Autor(es): Santana, Isaías Santos de
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Honwana, Luís Bernardo, 1948
Valores sociais
Literatura africana
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 5-Mar-2015
Referência: SANTANA, Isaías Santos de. Conto ¨Dina¨ de Luís Bernardo Honwana: análise sob a ótica de valores das sociedades africanas. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as situações descritas no conto “Dina” (parte integrante do livro “Nós Matamos o Cão Tinhoso” de Luís Bernardo Honwana, publicado pela Editora Ática como um dos títulos da coleção “Autores Africanos”), sob a ótica de valores das sociedades africanas. A discussão perpassa de forma inevitável a temática das relações de poder nos sistemas sociais e fica evidente o discurso do oprimido versus opressor. Procurou-se, no entanto, centrar o debate na maneira como os princípios que regem uma sociedade são percebidos, se integram, ou apenas são realçados dentro do contexto onde há um dominante e um dominado. Estabelece-se, para tanto, uma proposta de mostrar o momento do Brasil em que a coleção foi publicada e, em seguida, uma breve contextualização do autor Luís Bernardo Honwana na literatura de Moçambique, para enfim iniciar a análise propriamente dita do conto. Isto foi feito com o propósito de se evidenciar semelhanças do ambiente brasileiro ao contexto moçambicano para, ao iniciar a análise, ter-se mais elementos para discutir as situações ficcionais feitas pelo autor do conto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons