Título: | Planetário de Brasília, um ambiente não formal de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Lima, Ariela Batista De Souto |
Orientador(es): | Brito, Paulo Eduardo de |
Coorientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Ensino - ambientes informais Brasília (DF) - Planetário Aprendizagem Astronomia |
Data de apresentação: | Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Fev-2015 |
Referência: | LIMA, Ariela Batista De Souto. Planetário de Brasília, um ambiente não formal de ensino-aprendizagem. 2014. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | A Astronomia é uma ciência ainda muito pouco abordada nos ambientes formais de ensino, seja pelo despreparo dos docentes ou pela falta de recursos em tais ambientes. Para colaborar com a popularização, disseminação e, sobretudo com os conhecimentos desta valiosa ciência, os ambientes não formais de ensino-aprendizagem vêm contribuir bastante com sua construção efetiva. Considerando os planetários como ambientes não formais capazes de proporcionar uma verdadeira viagem pelo universo, por meio de uma imersão tridimensional, provocando fascínio e interesse em aprender, esse trabalho visa verificar o potencial pedagógico do Planetário de Brasília como ambiente não formal de ensino-aprendizagem em Ciências. Através de aplicação de questionários a dois professores técnicos do Planetário de Brasília e a professores que já estiveram no planetário com seus alunos. Os resultados evidenciam que o Planetário de Brasília possui um alto potencial pedagógico, sendo este não muito explorado, ficando clara a necessidade de uma estruturação/formulação de uma proposta pedagógica que contemple alunos do ensino infantil ao universitário, considerando suas experiências, curiosidades e despertando cada vez mais o interesse pela ciência. |
Abstract: | Astronomy is a science still very little addressed in formal educational environments, either by the unpreparedness of teachers or by the lack of resources in such environments. To collaborate with the popularization, dissemination and, especially with the knowledge of this valuable Science, the non-formal educational environments-learning come contribute enough with its construction effectively. Considering the planetariums as non-formal environments capable of providing a real passage through the universe through a dimensional immersion, provoking fascination and interest in learning, this work aims to verify the educational potential of the Planetarium of Brasilia as a non-formal environment of teaching and learning in science. Through application of questionnaires to two teachers technicians from Brasilia Planetarium and teachers who have been in the Planetarium with her students. The results show that the Planetarium of Brasília has a high pedagogical potential, this being not much explored, getting clear the need for structuring/formulation of a pedagogical proposal that includes infant school students to University, considering his experiences, curiosities and increasingly arousing interest in science. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|