Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9465
Título: | Autonomia na escola de ensino fundamental : o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos |
Autor(es): | Teixeira, Ligia Almeida |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Escolas - autonomia Dispositivos pedagógicos Escolas - democracia Escolas alternativas |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Jan-2015 |
Referência: | TEIXEIRA, Ligia Almeida. Autonomia na escola de ensino fundamental: o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos. 2014. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de investigar quais Dispositivos Pedagógicos eram acionados nas escolas de Ensino Fundamental pesquisadas e como esses poderiam auxiliar a constituir sujeitos autônomos. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre autonomia e sobre o conceito de dispositivo com base em alguns autores que ajudaram neste processo como Paulo Freire, Foucault e Deleuze. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através da Análise Documental, observação participante e Diário de Campo. Na análise de dados foram considerados os dispositivos comuns e os dispositivos singulares a cada escola que contribuem para uma prática mais autônoma. Um ambiente escolar democrático baseado nas relações de reconhecimento, cooperação e solidariedade é fundamental para que seja possível acionar dispositivos pedagógicos que auxiliem na construção da autonomia, pois permite a livre expressão de sentimentos, pensamentos e desejos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons