Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LigiaAlmeidaTeixeira.pdf818,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autonomia na escola de ensino fundamental : o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos
Autor(es): Teixeira, Ligia Almeida
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Escolas - autonomia
Dispositivos pedagógicos
Escolas - democracia
Escolas alternativas
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: TEIXEIRA, Ligia Almeida. Autonomia na escola de ensino fundamental: o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos. 2014. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar quais Dispositivos Pedagógicos eram acionados nas escolas de Ensino Fundamental pesquisadas e como esses poderiam auxiliar a constituir sujeitos autônomos. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre autonomia e sobre o conceito de dispositivo com base em alguns autores que ajudaram neste processo como Paulo Freire, Foucault e Deleuze. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através da Análise Documental, observação participante e Diário de Campo. Na análise de dados foram considerados os dispositivos comuns e os dispositivos singulares a cada escola que contribuem para uma prática mais autônoma. Um ambiente escolar democrático baseado nas relações de reconhecimento, cooperação e solidariedade é fundamental para que seja possível acionar dispositivos pedagógicos que auxiliem na construção da autonomia, pois permite a livre expressão de sentimentos, pensamentos e desejos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons