Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Ligia Almeida | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Ligia Almeida. Autonomia na escola de ensino fundamental: o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos. 2014. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de investigar quais Dispositivos Pedagógicos eram acionados nas escolas de Ensino Fundamental pesquisadas e como esses poderiam auxiliar a constituir sujeitos autônomos. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre autonomia e sobre o conceito de dispositivo com base em alguns autores que ajudaram neste processo como Paulo Freire, Foucault e Deleuze. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através da Análise Documental, observação participante e Diário de Campo. Na análise de dados foram considerados os dispositivos comuns e os dispositivos singulares a cada escola que contribuem para uma prática mais autônoma. Um ambiente escolar democrático baseado nas relações de reconhecimento, cooperação e solidariedade é fundamental para que seja possível acionar dispositivos pedagógicos que auxiliem na construção da autonomia, pois permite a livre expressão de sentimentos, pensamentos e desejos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escolas - autonomia | en |
dc.subject.keyword | Dispositivos pedagógicos | en |
dc.subject.keyword | Escolas - democracia | en |
dc.subject.keyword | Escolas alternativas | en |
dc.title | Autonomia na escola de ensino fundamental : o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-01-23T16:53:42Z | - |
dc.date.available | 2015-01-23T16:53:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-23T16:53:42Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9465 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|