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Título: Afetividade e formação de professores
Autor(es): Oliveira, Giulliana Novaes
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Afetividade
Processo de ensino-aprendizagem
Professores e alunos
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: OLIVEIRA, Giulliana Novaes. Afetividade e formação de professores. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objeto de estudo desta monografia é a afetividade. Procuramos compreender como esta se configura na formação de professores em nível superior e como essa dimensão influencia na relação ensino e aprendizagem. O trabalho foi construído com base nas teorias de em apud Ferreira (2010) e La Taylle (1992) e Vygotsky (2007). A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo de caso realizado com uma turma de 17 estudantes das licenciaturas de Pedagogia, Filosofia, Artes Plásticas, Cênicas, Letras, Matemática, Geografia e História, cursistas de uma disciplina considerada obrigatória para a sua formação inicial. O resultado das análises demonstram que a afetividade trata-se de uma dimensão fundamental para que as relações entre professor e aluno se deem de maneira satisfatória para que a relação ensino aprendizagem seja de fato concretizada. Os resultados reforçam a importância da afetividade para a formação de professores e que é pelo exercício docente que as relações de afetividade são vivenciadas e aprovadas nos processos de ensino e aprendizagem de modo colaborativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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