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https://bdm.unb.br/handle/10483/9455
Título: | Afetividade e formação de professores |
Autor(es): | Oliveira, Giulliana Novaes |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Afetividade Processo de ensino-aprendizagem Professores e alunos |
Data de apresentação: | Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Jan-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Giulliana Novaes. Afetividade e formação de professores. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objeto de estudo desta monografia é a afetividade. Procuramos compreender como esta se configura na formação de professores em nível superior e como essa dimensão influencia na relação ensino e aprendizagem. O trabalho foi construído com base nas teorias de em apud Ferreira (2010) e La Taylle (1992) e Vygotsky (2007). A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo de caso realizado com uma turma de 17 estudantes das licenciaturas de Pedagogia, Filosofia, Artes Plásticas, Cênicas, Letras, Matemática, Geografia e História, cursistas de uma disciplina considerada obrigatória para a sua formação inicial. O resultado das análises demonstram que a afetividade trata-se de uma dimensão fundamental para que as relações entre professor e aluno se deem de maneira satisfatória para que a relação ensino aprendizagem seja de fato concretizada. Os resultados reforçam a importância da afetividade para a formação de professores e que é pelo exercício docente que as relações de afetividade são vivenciadas e aprovadas nos processos de ensino e aprendizagem de modo colaborativo. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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