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Título: Produção científica sobre ações educativas relacionadas ao uso de drogas junto aos escolares : uma revisão sistemática.
Autor(es): Moura, Paula Karolyne Scarllet Amorim
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Drogas - abuso
Educação
Adolescentes - drogas
Escolas - drogas
Data de apresentação: 17-Dez-2014
Data de publicação: 21-Jan-2015
Referência: MOURA, Paula Karolyne Scarllet Amorim. Produção científica sobre ações educativas relacionadas ao uso de drogas junto aos escolares: uma revisão sistemática. 2014. 46 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo teve por finalidade caracterizar as ações educativas sobre drogas nas escolas, com base na produção cientifica publicado em periódicos nacionais nos últimos dez anos. Para o alcance dos objetivos foi feita uma revisão sistemática da literatura científica referente ao período 2003 a 2013 em uma busca integrada na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Periódicos CAPES. Consistiu em um levantamento de dados nos periódicos nacionais e uma análise critica dos assuntos que tratavam de educação em saúde nas escolas. Os resultados mostraram que apesar da grande produção científica dos descritores combinados educação em saúde e drogas nas escolas ainda é um tema pouco citado quando se refere ao processo de qualificação dos docentes na atuação do tema de drogas nas escolas, o que sugere uma necessária uma atuação maior dos profissionais para a prevenção, sendo que entre os adolescentes o uso de drogas ilícitas é um problema de saúde coletiva que desperta atenção dos profissionais. Acredita-se que o incentivo ao professor, profissional da educação, a desenvolver habilidades para realizar processos educativos voltados para temáticas que envolvam o a saúde dos adolescentes, contribuirá tanto para a promoção da saúde dos escolares como, consequentemente, para efetivação da promoção da saúde dos adolescentes. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study sought to characterize the educational activities about drugs in schools, based on scientific production published in national journals in the last ten years. To achieve the goals was made a systematic review of the scientific literature for the period 2003-2013 in an integrated search in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) Scientific Electronic Library Online (SCiELO) and CAPES. Consisted of a data collection in national journals and a critical analysis of the issues that dealt with health education in schools. The results showed that despite the large production of descriptors combined health education and drugs in schools is still a topic just mentioned when referring to the qualification process for teachers in drug theme activities in schools, suggesting a need for a performance most of the professionals for prevention, and among adolescents the use of illicit drugs is a problem of public health that calls the attention of professionals. It is believed that encouraging teacher, professional education, develop skills to make educational processes focused on issues involving the the health of adolescents, both contribute to the promotion of health of school and hence to effective health promotion of teens.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2014.
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