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Título: Promoção do comércio exterior do agronegócio : novas metodologias para conexão com cadeias globais de valor
Autor(es): Caldeira, Caio Marcos Campos
Orientador(es): Oliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de
Assunto: Cadeia produtiva - agroindústria
Exportação
Agronegócios - comércio exterior
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - ações de promoção
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: CALDEIRA, Caio Marcos Campos. Promoção do comércio exterior do agronegócio: novas metodologias para conexão com cadeias globais de valor. 2014. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este relatório de estágio supervisionado foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Internacionalização e competitividade do agronegócio brasileiro no século XXI: acesso a mercados e inserção em cadeias globais de valor”. O relatório se propõe a analisar as políticas de promoção de exportações e de internacionalização de empresas do agronegócio implementadas nos últimos anos. Utilizando a abordagem teórica referente ao processo de globalização e cadeias globais de valor, o trabalho avalia a adequação das ações de promoção comercial desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para gerar maior inserção do agronegócio no comércio internacional no âmbito de redes produtivas globais. Visando a apresentar a realidade das ações desenvolvidas pela Apex-Brasil e pelo MAPA, foram desenvolvidas entrevistas com representantes de ambas instituições. Os resultados da pesquisa demonstram que práticas tradicionais de promoção comercial (missões internacionais; participação em feiras e eventos) e atividades de inteligência comercial tem colaborado de forma importante para aumentar as exportações do agronegócio brasileiro. Porém, argumenta-se que uma modernização e adequação da estratégia de promoção comercial com base na ótica das cadeias globais de valor seria importante, com o objetivo de alavancar a inserção de produtos de maior valor agregado e serviços do agronegócio em redes globais de produção e comercialização.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
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