Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CaioMarcosCamposCaldeira.pdf563,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de-
dc.contributor.authorCaldeira, Caio Marcos Campos-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Caio Marcos Campos. Promoção do comércio exterior do agronegócio: novas metodologias para conexão com cadeias globais de valor. 2014. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.en
dc.description.abstractEste relatório de estágio supervisionado foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Internacionalização e competitividade do agronegócio brasileiro no século XXI: acesso a mercados e inserção em cadeias globais de valor”. O relatório se propõe a analisar as políticas de promoção de exportações e de internacionalização de empresas do agronegócio implementadas nos últimos anos. Utilizando a abordagem teórica referente ao processo de globalização e cadeias globais de valor, o trabalho avalia a adequação das ações de promoção comercial desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para gerar maior inserção do agronegócio no comércio internacional no âmbito de redes produtivas globais. Visando a apresentar a realidade das ações desenvolvidas pela Apex-Brasil e pelo MAPA, foram desenvolvidas entrevistas com representantes de ambas instituições. Os resultados da pesquisa demonstram que práticas tradicionais de promoção comercial (missões internacionais; participação em feiras e eventos) e atividades de inteligência comercial tem colaborado de forma importante para aumentar as exportações do agronegócio brasileiro. Porém, argumenta-se que uma modernização e adequação da estratégia de promoção comercial com base na ótica das cadeias globais de valor seria importante, com o objetivo de alavancar a inserção de produtos de maior valor agregado e serviços do agronegócio em redes globais de produção e comercialização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCadeia produtiva - agroindústriaen
dc.subject.keywordExportaçãoen
dc.subject.keywordAgronegócios - comércio exterioren
dc.subject.keywordAgência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - ações de promoçãoen
dc.subject.keywordMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)en
dc.titlePromoção do comércio exterior do agronegócio : novas metodologias para conexão com cadeias globais de valoren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-12-17T17:30:58Z-
dc.date.available2014-12-17T17:30:58Z-
dc.date.issued2014-12-17T17:30:58Z-
dc.date.submitted2014-11-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9248-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons