Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaArleteCamposBarros.pdf648,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional do centro de ensino fundamental 01 do Gama
Autor(es): Barros, Maria Arlete Campos
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Avaliação institucional
Aprendizagem - avaliação
Escolas
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: BARROS, Maria Arlete Campos. Avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional do centro de ensino fundamental 01 do Gama. 2014. 41 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa aborda a aprendizagem da avaliação como um dos saberes essenciais para o processo de trabalho docente. Frente aos processos de avaliação externa cada vez mais presentes no texto das políticas educacionais, a autora propõe os conceitos da avaliação da aprendizagem como um todo, a relação da avaliação institucional com a avaliação da aprendizagem. A abordagem se realiza por meio da perspectiva crítica da avaliação da aprendizagem dentro do contexto da avaliação institucional e utiliza a revisão bibliográfica como método de procedimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo exploratória/bibliográfica, teve como procedimento a análise documental de livros. A avaliação da aprendizagem não pode ser separada de uma necessária avaliação institucional, enquanto esta diz respeito à instituição, aquela se refere mais especificamente ao rendimento escolar do aluno. São distintas, mas inseparáveis. O rendimento do aluno depende das condições institucionais e do projeto político pedagógico da escola. Em ambos os casos a avaliação, numa perspectiva dialógica destina-se à emancipação das pessoas e não à sua punição, à inclusão e não à exclusão. A avaliação institucional não pode reduzir-se a um processo técnico porque ela deve estar inserida num projeto de educação e sociedade, ou seja, num projeto político pedagógico. Na perspectiva de uma “práxis transformadora” a avaliação deve ser considerada como “compromisso com a aprendizagem de todos” e “compromisso com a mudança institucional”. A avaliação do desempenho de uma instituição supõe que existam condições prévias em relação às quais a avaliação institucional pode ser melhor ou pior.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons