Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizHenriqueDamascenoDeMoura.pdf401,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficácia retro-operante da alteração e do cancelamento dos enunciados de súmula da jurisprudência dos tribunais superiores : uma análise da questão à luz da segurança jurídica
Autor(es): Moura, Luiz Henrique Damasceno de
Orientador(es): Nunes, Jorge Amaury Maia
Assunto: Tribunais Superiores
Segurança jurídica
Poder Judiciário
Efeito retro-operante
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 17-Nov-2014
Referência: MOURA, Luiz Henrique Damasceno de. Eficácia retro-operante da alteração e do cancelamento dos enunciados de súmula da jurisprudência dos tribunais superiores: uma análise da questão à luz da segurança jurídica. 2014. 56 f. Monografia (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A questão relativa ao efeito retro-operante da alteração da jurisprudência dos tribunais superiores, principalmente a consolidada em enunciados de súmula, é um tema que está em destaque nos debates jurídicos contemporâneos e foi objeto de especial preocupação no projeto do novo Código de Processo Civil, ainda em tramitação no Congresso Nacional. A doutrina dos precedentes obrigatórios, desenvolvida no sistema do common law, produziu importantes influxos no direito brasileiro, filiado à corrente do civil law, e a ideia de que o juiz seria responsável apenas por revelar o direito já existente, não o criando, difundida amplamente pelos teóricos da revolução francesa, que pretendiam limitar o poder dos juízes, já foi há muito superada. As decisões reiteradas dos tribunais superiores produzem efeitos para fora do processo, criando pautas de condutas para os cidadãos, que passam a conformar suas ações com o entendimento preconizado pelo Poder Judiciário, confiando na continuidade daquela orientação e na preservação dos atos praticados em conformidade com ela. A segurança jurídica constitui objetivo fundamental do Direito e, embora os câmbios de jurisprudência sejam naturais no ordenamento jurídico, não podem ser recorrentes e frustrar as expectativas legítimas da sociedade.
Resumén: La cuestión del efecto retro-operatorio de los cambios de la jurisprudencia de los tribunales superiores, principalmente las consolidadas en enunciación, es un tema que se destacó en los debates jurídicos contemporáneos y fue motivo de especial preocupación en el nuevo Código Procesal Civil, en curso en el Congreso Nacional. La doctrina del precedente vinculante, desarrollada en el sistema del common law, produjo afluencias significativas en el derecho brasileño, afiliado al sistema del civil law, y la idea de que el juez sería responsable sólo de revelar el derecho existente, no crear, ampliamente difundida por los teóricos de la Revolución Francesa, que pretendía limitar el poder de los jueces, desde hace mucho tiempo se ha superado. Las reiteradas decisiones de los tribunales superiores tienen efectos fuera del proceso, creando directrices para el comportamiento de los ciudadanos, que pasan a conformar sus acciones a la comprensión del poder judicial, confiando en la continuidad de la orientación y la preservación de los actos de acuerdo con ella. La seguridad jurídica es un objetivo fundamental del derecho, y aunque el cambio de la jurisprudencia es natural, no puede ser recurrente y frustrante de las expectativas legítimas de la sociedad.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons