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https://bdm.unb.br/handle/10483/8886
Título: | A gestão democrática no Distrito Federal e o cotidiano da coordenação pedagógica : a atuação do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática |
Autor(es): | Morais, Wandilson José de Oliveira |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Gestão escolar democrática Coordenação pedagógica Projeto político-pedagógico Família e escola |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Referência: | MORAIS, Wandilson José de Oliveira. A gestão democrática no Distrito Federal e o cotidiano da coordenação pedagógica: a atuação do coordenador pedagógico em tempos de gestão democrática. 2013. 60 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar como os princípios da gestão democrática se articulam ao trabalho do coordenador pedagógico visando à promoção de uma educação de qualidade. A revisão de literatura aborda os princípios da gestão escolar na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem foco especial na realidade do Distrito Federal, na atual Lei da Gestão Democrática: Lei nº 4.751/2012, analisa a legislação relativa à gestão democrática buscando caracterizar o trabalho do coordenador pedagógico que visa à promoção de uma educação de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma visão qualitativa por meio de estudo de caso, sendo aplicado um questionário com perguntas fechadas aos professores, gestores e servidores de uma escola pública localizada na cidade do Guará, subordinada à Secretaria de Educação do Distrito Federal. A pesquisa revelou que os princípios democráticos trouxeram como benefícios um maior envolvimento dos profissionais de educação e da comunidade na gestão da escola. Tais benefícios auxiliam o processo da gestão pedagógica da escola. A atuação do coordenador na escola configura-se como parcialmente pedagógica, parcialmente disciplinar, apesar das ações de acompanhamento do planejamento e estímulo aos professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades serem descritas como mais relevantes para o desempenho deste profissional na escola. O fator considerado preponderante para a qualidade na educação, conforme a pesquisa, foi o planejamento realizado de forma participativa e o acompanhamento efetivo da família na vida escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
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