Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ÉricaLimaAmbrósio.pdf3,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao desempenho escolar em matemática do SAEB 2011 para alunos do 5º ano no Distrito Federal : um estudo multinível
Autor(es): Ambrosio, Érica Lima
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Análise hierárquica
Análise multinível (Estatística)
Ensino fundamental
Estatística
Prova Brasil
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Data de apresentação: 2-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: AMBROSIO, Érica Lima. Fatores associados ao desempenho escolar em matemática do SAEB 2011 para alunos do 5º ano no Distrito Federal: um estudo multinível. 2014. ix, 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Neste trabalho foram analisados os principais fatores associados ao resultado dos alunos de 5º ano do Distrito Federal para a prova do SAEB em Matemática no ano de 2011. A técnica utilizada foi a regressão multinível, sendo o primeiro nível o aluno e o segundo a escola. Os fatores que se mostraram mais significativos para um bom resultado no nível do aluno foram o fato do aluno ser do sexo masculino e o fato de ele nunca ter reprovado. No nível da escola a nota média da escola se mostrou o fator mais significativo. Estes resultados podem ser úteis para a motivação de projetos que aproximem as meninas das ciências exatas e para a realização de estudos que analisem o impacto da reprovação no rendimento acadêmico do aluno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons