Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8716
Título: | Fatores associados ao desempenho escolar em matemática do SAEB 2011 para alunos do 5º ano no Distrito Federal : um estudo multinível |
Autor(es): | Ambrosio, Érica Lima |
Orientador(es): | Costa, Maria Teresa Leão |
Assunto: | Análise hierárquica Análise multinível (Estatística) Ensino fundamental Estatística Prova Brasil Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) |
Data de apresentação: | 2-Jul-2014 |
Data de publicação: | 20-Out-2014 |
Referência: | AMBROSIO, Érica Lima. Fatores associados ao desempenho escolar em matemática do SAEB 2011 para alunos do 5º ano no Distrito Federal: um estudo multinível. 2014. ix, 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Neste trabalho foram analisados os principais fatores associados ao resultado dos alunos de 5º ano do Distrito Federal para a prova do SAEB em Matemática no ano de 2011. A técnica utilizada foi a regressão multinível, sendo o primeiro nível o aluno e o segundo a escola. Os fatores que se mostraram mais significativos para um bom resultado no nível do aluno foram o fato do aluno ser do sexo masculino e o fato de ele nunca ter reprovado. No nível da escola a nota média da escola se mostrou o fator mais significativo. Estes resultados podem ser úteis para a motivação de projetos que aproximem as meninas das ciências exatas e para a realização de estudos que analisem o impacto da reprovação no rendimento acadêmico do aluno. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014. |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons