Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8586
Título: | Mediação em leitura de texto literário no processo de alfabetização |
Autor(es): | Rabelo, Amanda Vieira |
Orientador(es): | Freitas, Vera Lucas de |
Assunto: | Mediação pedagógica Leitura Alfabetização Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 8-Out-2014 |
Referência: | RABELO, Amanda Vieira. Mediação em leitura de texto literário no processo de alfabetização. 2014. 89 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho é um estudo de caso da compreensão leitora do aluno e a mediação pedagógica do pesquisador, é a demonstração de um método de alfabetizar letrando individualmente. O projeto nasceu da curiosidade de reviver a paixão infantil pela literatura e entender como o sujeito colaborador compreende a própria leitura e as possíveis práticas individuais na sala de aula.Por meio de análise do protocolo de leitura que foi transcrita de dois encontros com o sujeito colaborador, foi realizado a leitura e interpretação de dois livros literários desenvolvidos no decorrer do ano de 2013. Esse trabalho foi construído progressivamente ao longo do Projeto 3, fases 2 e 3 e do Projeto 5 do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, orientado pela Professora Vera Freitas. O referencial teórico é baseado nas teorias de mediação de Vygotsky; nos arquivos e orientações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa(PNAIC); Bortoni-Ricardo, Isabel Solé, Freitas e outros. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons