Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaBarbaradaSilvaLorga.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção da autonomia no estágio em educação infantil e em outros contextos educativos : percalços e desafios
Autor(es): Lorga, Ana Bárbara da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Ensino superior - estágio
Autonomia - educação
Educação de crianças
Estudantes universitários - Pedagogia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 1-Out-2014
Referência: LORGA, Ana Bárbara da Silva. A construção da autonomia no estágio em educação infantil e em outros contextos educativos: percalços e desafios. 2014. 94 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da autonomia no estágio em educação infantil e a atuação do estagiário de pedagogia em alguns desses espaços de aprendizagem. É objetivo principal da monografia refletir sobre o processo de construção da autonomia, no papel de estagiária de nível superior, em uma escola de educação infantil e em outros espaços educativos. Como embasamento teórico, o trabalho aponta documentos oficiais norteadores da educação infantil e as perspectivas de estudiosos da área, como Esteban e Pereira. Traz para o enriquecimento das discussões as leis de estágios e uma reflexão teórica sobre a autonomia e o seu papel na educação, com as contribuições de Freire e Pacheco. A metodologia utilizada foi a reflexão com base no diário de bordo elaborado durante a experiências vividas em escolas de educação infantil, no Projeto 3 (fase 1 e 2) e no Projeto 4 (fase 1 e 2) do currículo de Pedagogia, Práticas Pedagógicas Inovadoras. As reflexões levaram à compreensão de que estagiário que tem uma visão de educação diferenciada é frequentemente visto como um estorvo aos valores e rotinas estabelecidas. Contudo, os Projetos encorajaram a procurar brechas para poder exercitar a autonomia na condição de estagiária, e a propor e vivenciar dispositivos pedagógicos inovadores em espaços educativos onde a autonomia era anunciada, mas não acontecia de fato.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons