Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8514
Título: | A construção da autonomia no estágio em educação infantil e em outros contextos educativos : percalços e desafios |
Autor(es): | Lorga, Ana Bárbara da Silva |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Ensino superior - estágio Autonomia - educação Educação de crianças Estudantes universitários - Pedagogia |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 1-Out-2014 |
Referência: | LORGA, Ana Bárbara da Silva. A construção da autonomia no estágio em educação infantil e em outros contextos educativos: percalços e desafios. 2014. 94 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a questão da autonomia no estágio em educação infantil e a atuação do estagiário de pedagogia em alguns desses espaços de aprendizagem. É objetivo principal da monografia refletir sobre o processo de construção da autonomia, no papel de estagiária de nível superior, em uma escola de educação infantil e em outros espaços educativos. Como embasamento teórico, o trabalho aponta documentos oficiais norteadores da educação infantil e as perspectivas de estudiosos da área, como Esteban e Pereira. Traz para o enriquecimento das discussões as leis de estágios e uma reflexão teórica sobre a autonomia e o seu papel na educação, com as contribuições de Freire e Pacheco. A metodologia utilizada foi a reflexão com base no diário de bordo elaborado durante a experiências vividas em escolas de educação infantil, no Projeto 3 (fase 1 e 2) e no Projeto 4 (fase 1 e 2) do currículo de Pedagogia, Práticas Pedagógicas Inovadoras. As reflexões levaram à compreensão de que estagiário que tem uma visão de educação diferenciada é frequentemente visto como um estorvo aos valores e rotinas estabelecidas. Contudo, os Projetos encorajaram a procurar brechas para poder exercitar a autonomia na condição de estagiária, e a propor e vivenciar dispositivos pedagógicos inovadores em espaços educativos onde a autonomia era anunciada, mas não acontecia de fato. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons