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Título: Projeto político-pedagógico : ideologia e utopia
Autor(es): Moraes, Shayane Cristina
Orientador(es): Rocha, Maria Zélia Borba
Assunto: Projeto político-pedagógico
Escolas públicas
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: MORAES, Shayane Cristina. Projeto político-pedagógico : ideologia e utopia. 2014. xvii 88 f. Trabalho de Conclusão (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objeto desta monografia é a ideologia e a utopia subjacente em projetos políticos-pedagógicos. Utilizou como referencial teórico de análise a sociologia do conhecimento de Mannheim (1976). A utilização do método indutivo e da técnica da análise de conteúdo permitiram revelar a ideologia e a utopia em projetos políticos-pedagógicos de dez escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal. Verificou-se que os projetos políticos-pedagógicos analisados estão norteados em fundamentos legais e teorias pedagógicas, apresentando muito poucos componentes ideológicos e utópicos. Os componentes ideológicos encontrados são: a crença na força da educação para mudar a realidade social; a crença no poder da escola para diminuir desigualdades sociais; a crença na participação comunitária como meio de resolução de conflitos e; a crença no conhecimento científico, do qual a escola é templo de difusão, como transformador. O componente utópico encontrado subjacente nestes documentos analisados é a democracia como valor. Na análise percebe-se a construção do projeto político-pedagógico focado mais nos fundamentos legais, perdendo muitas vezes a oportunidade de utilizar o projeto político-pedagógico de maneira autônoma e que procure relacionar com a realidade e necessidades da comunidade que atende.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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